24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

ONU alerta para crescente desertificação mundial

2018-06-27 16:03:00

A Organização das Nações Unidas (ONU), juntamente com especialistas de universidades do mundo todo, está projetando um aumento intenso na desertificação mundial até o ano de 2070. A ONU classificou a perspectiva como alarmante e disse que o problema avançará para áreas úmidas e se intensificará no semiárido.

De acordo com os dados da Organização, cerca de 41% dos continentes são ocupados por terras áridas e abrigam 34,7% da população mundial. A ONU classifica esse fenômeno como uma consequência da vulnerabilidade dos ecossistemas de áreas secas, de superexploração e uso inadequado da terra, causadas principalmente pela atividade humana e variações climáticas.

"Essas interações impactam em vários processos de degradação: compactação e erosão do solo, queimadas, salinização, redução da fertilidade natural, redução da biodiversidade e invasão de espécies vegetais, entre outros”, disse a ONU.

Segundo Felipe Garcia Oliva, do Instituto de Pesquisa de Ecossistemas e Sustentabilidade (IIES) da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), o país é um dos que mais sofre com a desertificação pois conta com grandes áreas secas que passaram por longos períodos sem precipitação. Para ele, a solução é tomar ações simultâneas em escala local e global.

Nesse cenário, a UNAM está desenvolvendo uma parceria com a União Europeia (UE) para tratar de assuntos fundamentais para o meio ambiente, como a própria desertificação, a escassez de água e as mudanças climáticas. Klaus Rudischhauser, embaixador da UE no México, disse que a Europa tem pontos positivos nas questões ambientais que podem ser seguidos como exemplo por outros países.

"Mostramos que o crescimento econômico e a redução de emissões podem ser alcançados. Nossas economias na UE cresceram 53% entre 1990 e 2006, enquanto nossas emissões foram reduzidas em 23%. O desafio é reduzir as emissões em pelo menos 40% até 2030”, finaliza.  

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete