22.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Argentina já compra soja paraguaia para farelo

2018-02-23 13:02:00

As indústrias esmagadoras argentinas estão comprando soja paraguaia, que colhida mais cedo, para manter o fornecimento de farelo para exportação nos volumes tradicionais. Na visão da Consultoria Trigo & Farinhas, isso “não é um bom sinal, porque o mercado internacional estava estribado na falta de fornecimento argentino ao mercado internacional”.

O analista Luiz Fernando Pacheco explica que as altas do farelo nas últimas semanas melhoraram as margens da indústria, o que proporcionou oferecer preços melhores aos fornecedores paraguaios, cuja colheita recém iniciou. “Isto já fez arrefecer um pouco o ímpeto de alta nas cotações do farelo em Chicago e poderá arrefecer também as cotações do grão que, por sua vez, estavam estribadas sobre as altas do farelo”, diz ele.

“Por outro lado, produtores americanos (60% vendidos, contra 76% no ano passado) e brasileiros aproveitaram as altas para vender bons volumes, fazendo as bases internas recuarem nos EUA (2 cents/bushel) e no Brasil (R$ 0,50/sc) de ontem para hoje, o que também freia a alta. Por isso continuamos a recomendar vendas parceladas, à medida que o mercado apresenta as oportunidades”, conclui.

CLIMA NA ARGENTINA

De acordo com a AgResource, nenhuma grande mudança foi observada nos mapas climáticos atualizados: “O período de estiagem expressiva sobre a Argentina e o Sul do Brasil continua previsto para os próximos 5 dias. O cenário para a Argentina continua bem preocupante e o estresse hídrico tem se intensificado ao longo de todo o país. Uma mudança drástica nas previsões meteorológicas seria necessária para reverter parte das perdas já contabilizadas na produtividade. No entanto, não há nenhum sinal desta possível variação dos mapas”. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete