32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Japão lança menor foguete do mundo após tentativa fracassada

2018-02-04 13:02:00

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) lançou neste sábado o menor foguete do mundo com capacidade para colocar em órbita um micro-satélite, após uma tentativa fracassada e vários adiamentos durante o ano passado.

O lançamento do foguete de baixo custo, de 52 centímetros de diâmetro e 10 metros de altura, aconteceu às 14h03 (horário local, 3h03 de Brasília), a partir do Centro Espacial de Uchinoura, na província de Kagoshima e foi retransmitido ao vivo pela JAXA através do seu canal no YouTube.

A nave espacial de três estágios, uma versão melhorada do modelo de dois estágios SS-520 da JAXA, transportava um micro-satélite de três quilos, destinado a obter imagens da superfície terrestre e desenvolvido pela Universidade de Tóquio.

A JAXA lançou em janeiro de 2017 o primeiro destes foguetes, que caiu ao mar logo depois, por conta da vibração durante a decolagem que provocou um curto-circuito, causando a perda de potência na transmissão de dados do aparelho.

O lançamento de hoje teve como objetivo verificar a capacidade da agência aeroespacial japonesa para lançar foguetes de baixo custo que permitam colocar em órbita micro-satélite a preços reduzidos, dada a crescente demanda no setor privado.

Os satélites de observação meteorológica ou de Defesa em uso são normalmente de grandes dimensões e são encomendados pelo Governo, mas nos últimos anos aumentou o desenvolvimento de dispositivos menores criados por empresas privadas para seu uso no controle do tráfego ou estudo geográfico.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete