21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Carros autônomos precisam de menos intervenção humana em 2017

2018-02-03 03:02:00

Os carros autônomos têm precisado de cada vez menos intervenção humana durante testes nas ruas, apontam dados divulgados pelo departamento de trânsito da Califórnia, nos Estados Unidos. O local é o que mais realiza testes com esse tipo de tecnologia em todo o mundo.

Em 2017, mais uma vez os veículos da Alphabet, dona do Google, foram os que menos exigiram essa interferência enquanto rodaram lá. E eles conseguiram percorrer distâncias maiores sem que um motorista tivesse que assumir o controle, na comparação com anos anteriores.

Segundo o relatório divulgado nesta quarta-feira (31), que se baseia em informações fornecidas pelas empresas, os veículos da Waymo, a divisão da Alphabet responsável por carros autônomos, precisaram ser assumidos por um motorista uma vez a cada 5.596 milhas rodadas, em média – o equivalente a cada 9.000 km.

Em 2016, foi uma intervenção a cada 8.200 km percorridos. Em 2015, 1 a cada 5.500 km.

O que mais rodou

Mas não é fácil entender os motivos das intervenções ocorridas na Califórnia a partir dos termos do relatório. A Waymo afirmou que a maioria das vezes foi por “discrepâncias” no software ou por manobra indesejada do veículo, mesmos motivos apontados em 2016.

Pela descrição do departamento de trânsito local, uma intervenção deve ser anotada se o motorista teve que assumir o controle do carro por questão de segurança ou por falha no sistema.

A maior parte das ocorrências com a Waymo foi nas ruas, e não nas estradas.

Ao todo, os carros da empresa rodaram 352.544 milhas (567.364 km) entre dezembro de 2016 e novembro último na Califórnia, superando de longe os concorrentes.

Em todo os Estados Unidos, a Waymo diz ter percorrido 4 milhões de milhas (6 milhões de quilômetros) em 20 cidades, desde 2009.

GM Cruise

O segundo carro autônomo com menor média de intervenção humana na Califórnia, em 2017, foi o Cruise, da General Motors. A montadora pretende lançar, já no ano que vem, um serviço de transporte com esses carros, produzindo unidades sem volante e sem pedais.

A média foi de 1 intervenção a cada 1.214 milhas rodadas (1.953 km). Os principais motivos apontados pela GM foram pausas para planejar itinerário e "mau comportamento de outros usuários da via".

Os Cruise, baseados no elétrico Chevrolet Bolt, rodaram bem menos que os carros da Waymo: 131.671 milhas (211.903 km) ao todo, sendo 125.000 milhas (201.000 km) nas ruas de São Francisco.

Em 2016, tinham percorrido quase 10.000 milhas (16.000 km) percorridas, e 181 cancelamentos do modo autônomo (média de 1 a cada 55 milhas ou 88 km).

São Francisco foi escolhida como sede dos testes porque tem "muito mais pessoas, carros e ciclistas" que exigem atenção do sistema autônomo, disse a montadora no relatório.

Em terceiro ficaram os carros autônomos da Nissan, que percorreram 5.007 milhas (8.057 km) em 11 meses e tiveram uma média de 1 intervenção a cada 208 milhas (334 km). A montadora testa a tecnologia no elétrico Leaf e no sedã Q50, da submarca de luxo Infiniti.

Além deles, estão autorizadas a testar carros autônomos na Califórnia as empresas Baidu, BMW, Bosch, Delphi, Drive.ai, FordHondaMercedes Benz, NIO USA, NVIDIA, Telenav, Tesla, Valeo, Volkswagen, Wheego e Zoox.

Ford, Honda, BMW, Volkswagen e Tesla afirmaram que não fizeram testes em vias públicas nesse período.

Todas essas empresas disputam o título de pioneiras em lançar veículos 100% autônomos: embora rodem em testes, nenhum deles chegou às lojas ainda.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete