22.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Espanhóis fazem mudança genética para produzir biodiesel

2018-01-20 12:01:00

Pesquisadores da Universidade de Múrcia, Espanha, participarão em um projeto dependente do Departamento de Energia dos Estados Unidos para analisar modificações químicas de DNA de alguns fungos que se usam na produção de biodiesel e aumentar a fabricação desse combustível.

O projeto será realizado durante os próximos três anos pelos pesquisadores do grupo de Genômica e Biotecnologia da Universidade de Múrcia através do Instituto Joint Genome, um dos centros mais importantes de sequenciação e caracterização de genomas do mundo.

No projeto, no qual também participam as unidades de Sevilha, Duke (Estados Unidos) e Melbourne (Austrália), junto à colaboração das universidades de Navarra, da Califórnia em Riversidade (Estados Unidos), de Oregon (Estados Unidos) e o Centro de Regulação Genômica de Barcelona, se tentará demonstrar a capacidade de manipular geneticamente fungos implicados na acumulação de lípidos no processo de fabricação do biodiesel.

Dessa maneira, se poderia aumentar a produção desse combustível de maneira sensível e utilizando fungos dos denominados basais, dos menos complexos. Os pesquisadores de Múrcia serão os encarregados de coordenar esse projeto, desenhar os experimentos, gerar as mostras que posteriormente se analisarão com os resultados, enquanto que o pessoal próprio desse centro realizará o resto do estudo.

Além disso, a universidade acredita que pode aproveitar os resultados deste trabalho para aprofundar nos outros campos de pesquisa nos quais intervém o grupo Genômica e Biotecnologia Molecular de Fungos, que atualmente está estudando o processo de infecção de fungos que causam a mucormicose, uma doença para a qual não existe tratamento eficaz e que apresenta mortalidade que pode chegar até 90%.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete