quinta-feira, 18 de abril de 2024

Nasa descobre dois novos planetas

2017-12-15 23:01:00

Com o uso da inteligência artificial, foram detectados dois novos exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar), anunciou em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14) a agência espacial americana Nasa.

Para chegar a esse resultado, foram usados dados do Kepler, um telescópio espacial que já produziu imagens de cerca de 200 mil estrelas à procura de novos planetas em torno delas. Isso gerou uma base de dados com 14 bilhões de pontos, que se traduzem em cerca de 2 quadrilhões de possíveis órbitas de exoplanetas que precisam ser analisadas para confirmação.

É uma grande quantidade de informação mesmo para os computadores mais modernos. Uma parceria do Google com a Nasa foi firmada para tentar ajudar a resolver isso. Um conjunto de 15 mil sinais do Kepler foi cruzado usado para criar um modelo de computador capaz de distinguir o que de fato podem ser planetas — e não manchas nas estrelas ou sistemas com duas estrelas.

Após ver que o modelo acertava em 96% das situações, a equipe resolveu mudar a atenção para 670 estrelas das quais já se sabia que tinham planetas ao seu redor.

Assim, foram encontrados os dois exoplanetas até então desconhecidos: Kepler 80g e Kepler 90i.

"Kepler-90

Outro sistema

O Kepler 90i é o oitavo planeta na órbita da estrela Kepler 90, parecida com o Sol, de acordo com a Nasa. Este é, portanto, o primeiro sistema fora do nosso com a mesma quantidade de planetas já descoberto.

O 90i é rochoso e com uma órbita de 14,4 dias. Ele é 30% maior que a Terra e está muito mais perto do Kepler 90, o "Sol" do seu sistema. Por isso, a temperatura por lá pode passar dos 420ºC.

"O sistema da estrela Kepler 90 é uma mini versão do nosso sistema solar. Você tem planetas pequenos mais perto e maiores na parte de fora", disse Andrew Vanderburg, um dos pesquisadores que ajudaram a idealizar a parceria com o Google.

O outro planeta descoberto, o Kepler 80g, faz parte de outro sistema, o Kepler-80. Ele é o sexto a fazer parte do conjunto e tem um tamanho similar ao da Terra.