21.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Honda confirma mais uma morte por explosão de airbag

2017-07-11 07:06:00

A Honda confirmou nesta segunda-feira (10) mais uma morte ligada aos "airbags mortais", como ficaram conhecidos os equipamentos defeituosos da fornecedora Takata.

A vítima é um homem que estava consertando um Accord 2001, nos Estados Unidos, quando o airbag estourou. O caso aconteceu em junho de 2016, na Flórida.

O defeito faz com que o equipamento seja corrompido. Após longos períodos de exposição ao calor e a umidade, a "caixa" de metal que envolve o gás que faz o airbag abrir começa a trincar. Quando surge a necessidade de a bolsa abrir –no caso de uma colisão, por exemplo — a abertura se dá de forma violenta e a caixa se rompe, atirando estilhaços de metal contra os ocupantes.

Este caso dos EUA é um dos que não ocorreram após uma batida. A maioria das 17 mortes ligadas aos airbags da Takata até agora é de pessoas que sofreram acidentes banais, que não causariam ferimentos graves, mas acabaram lesionadas pelos pedaços de metal. Além disso, ao centenas de pessoas se machucaram por causa desses equipamentos falhos.

O Accord envolvido nesse caso mais recente estava no grupo de mais de 300 mil veículos englobados no recall, mas que ainda não foram reparados. A montadora disse ter enviado ao menos 12 notificações de recall aos proprietários do sedã, mas eles nunca atenderam ao chamado.

O maior recall da história

 

O caso resultou no maior recall da história: mais de 30 milhões de carros já foram chamados para troca dos airbags, inclusive no Brasil (veja os recalls no país). A Takata fornece para diversas marcas, além da Honda, e pediu recuperação judicial no começo do ano.

A empresa concordou em pagar US$ 1 bilhão como compensação a fabricantes de carros e vítimas dos acidentes relacionados ao defeito, nos EUA.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Enquete