26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Polícia confirma 19 mortos após relatos de explosão perto de show

2017-05-22 21:09:00

Uma explosão ocorrida nas imediações da Manchester Arena, na saída do show da cantora pop Ariana Grande, deixou pelo menos 19 mortos e 50 feridos na cidade britânica, segundo informações da polícia.

Ainda não se sabe a causa da explosão. A polícia de Manchester, cidade do norte da Inglaterra, disse que o caso está sendo tratado até o momento como incidente terrorista.

Testemunhas afirmaram ter escutado "um enorme barulho" ao final do show, por volta das 22h35 locais (18h35 no Brasil).

O britânico Josh Elliot, que estava no show, disse à BBC que "houve um grande estampido, e todos começaram a correr".

"Foi um tumulto, foi terrível. As pessoas choravam, e havia carros de polícia por todos os lados. Levantamos (do chão) quando achávamos que estávamos em segurança e saímos (da arena) o mais rápido que conseguimos", disse.

A Manchester Arena, que diz ser a maior arena "indoor" da Europa, informou que a explosão ocorreu fora do espaço, em uma área pública. O local tem capacidade para 18 mil pessoas, mas não se sabe quantas estavam no show.

Outras testemunhas também descreveram um cenário de caos.

"Ariana Grande tinha terminado a última música e houve um grande barulho. Eu vi pessoas correndo e também corri instintivamente. Terminamos em um corredor sem saída. Foi apavorante. Encontrei a porta principal e havia gente chorando por todo lugar", afirmou o estudante Sebastian Diaz, de 19 anos.

Uma mulher que se identificou à BBC Radio Manchester como Rachel disse que estava no show com a filha de 14 anos e que ambas haviam decidido começar a sair pouco antes do final da apresentação.

"Quando estávamos saindo ouvimos um ruído enorme. Na hora pensei que tínhamos perdido algo do show, mas quando nos viramos havia uma multidão descendo as escadas, pessoas caindo. Peguei minha filha e corremos. Pessoas estavam sendo esmagadas no chão."

Um porta-voz de Ariana Grande – cujo público é majoritariamente infanto-juvenil – disse que a cantora não se feriu.

 

"PolíciaDireito de imagemDAVE THOMPSON/GETTY
Image captionA polícia foi acionada após a explosão

Direito de imagem

PETER BYRNE/PA

Image captionPolícia nos arredores da Manchester Arena após relatos de explosão

 

 

 

O repórter da BBC Tim Ashburn conversou com paramédicos voluntários que disseram ter atendido pessoas com ferimentos que pareciam ter sido causados por estilhaços.

Linhas que passam pela estação Manchester Victoria, próxima ao local do show, foram bloqueadas. Moradores da cidade britânica estão oferecendo acomodação às pessoas que ficarem retidas na cidade, com a hashtag #RoomForManchester no Twitter.

A polícia de Manchester pediu que as pessoas se afastem da área. A polícia também fez uma detonação controlada de um objeto após a primeira explosão, mas eram apenas roupas abandonadas.

Pat Carney, porta-voz do governo de Manchester, disse que a polícia ainda não sabe precisar se o incidente foi encerrado ou se ainda há risco de mais explosões.

"Obviamente todos na cidade estão chocados, tendo visto quão jovens são alguns (dos que estavam presentes ao show)", agregou Carney. "É um alvo fácil – uma casa de shows onde jovens estão curtindo música."

"Arena

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete