Gazeta de Amambaí


Sexta-Feira, 14 de Abril de 2017 às 17:03

Cassini encontra gás hidrogênio em lua Encélado de Saturno

Nasa faz transmissão para falar da descoberta de oceanos além da Terra.

Clique na Imagem para ampliá-la

Encélado, lua de Saturno (Foto: Reprodução/Nasa)

Um mergulho mais profundo da nave espacial Cassini, que está em missão pela Nasa ao redor de Saturno há 13 anos, instrumentos detectaram a presença de gás hidrogênio nas plumas da lua Encélado, o sexto maior satélite ao redor do planeta. A descoberta foi publicada pela revista "Science". A agência espacial fez uma transmissão ao vivo para detalhar descobertas nesta quinta-feira (13).

Os resultados são relatados pelo astrônomo Hunter Waite e seus colegas, que continuam a demonstrar que a única fonte plausível desse gás hidrogênio são reações entre pedras quentes e o oceano, abaixo da superfície gelada da lua. De acordo com a Nasa, a pequena lua Encélado tem a maioria das condições necessárias para ter vida.

"Os resultados de Waite e colegas representam um avanço importante na avaliação da habitabilidade da Encélado", sugere Jeffrey Seewald, do Instituto de Oceanografia Woods Hole.

Oceano da Encélado está sob camada de gelo - rachaduras exteriorizam substâncias em plumas (Foto: Nasa)Oceano da Encélado está sob camada de gelo - rachaduras exteriorizam substâncias em plumas (Foto: Nasa)

Oceano da Encélado está sob camada de gelo - rachaduras exteriorizam substâncias em plumas (Foto: Nasa)

O voo rasante ocorreu em 2015, quando a nave conseguiu "sugar" amostras das plumas, gases que saem entre as fendas da lua. A Encélado tem um oceano subterrâneo coberto por uma camada de gelo, com líquidos e gases escapando pelas rachaduras.

Durante sua longa missão em torno de Saturno, a Cassini fez descobertas importantes, como a existência desse vasto oceano abaixo a superfície gelada da Encélado, assim como mares de metano líquido em Titan, outro satélite de Saturno.

Nesta quinta-feira, a Nasa também anunciou que há eviências de plumas e vapores na lua Europa, de Júpiter, capturadas pelo telescópio Hubble.

Fotografia mostra a lua Encélado à frente da lua Titã. Entre elas aparecem os famosos aneis de Saturno. A fotografia foi feita pela sonda espacial Cassini em 12 de março e divulgada nesta quinta-feira (10) pela Nasa. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)Fotografia mostra a lua Encélado à frente da lua Titã. Entre elas aparecem os famosos aneis de Saturno. A fotografia foi feita pela sonda espacial Cassini em 12 de março e divulgada nesta quinta-feira (10) pela Nasa. (Foto: NASA/JPL-Caltech/Space Science Institute)

COMPARTILHE

IMPRIMIR

   
  • Mais Notícias
  • Mais Lidas
  • Mais Internacional

Copyright © A Gazeta News.
Todos os Direitos Reservados.
Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte.