31.5 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Assad diz que ataque químico foi "100% fabricado"

2017-04-13 13:21:00

O presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou que a acusação de que seu regime teria feito um ataque químico é “100% fabricado” e serviu de "pretexto" para justificar os ataques americanos contra o exército sírio, em uma entrevista exclusiva concedida à agência France Presse, em Damasco.

"Para nós, trata-se de um evento 100% fabricado", afirmou Assad em sua primeira entrevista após o suposto ataque químico de Khan Sheikhun, na província de Idlib (noroeste), e as represálias americanas.

"Nossa impressão é que o Ocidente, principalmente os Estados Unidos, é cúmplice dos terroristas e que montou essas história para servir de pretexto para o ataque" americano de 7 de abril contra uma base aérea no centro do país, acrescentou Assad.

Assad negou qualquer envolvimento no ataque, argumentando que seu regime não possui armas químicas desde 2013. "Nós não possuímos armas químicas. Há vários anos, em 2013, renunciamos a todo o nosso arsenal e, mesmo que possuíssemos tais armas, nunca usaríamos", ressaltou ele.

Ataque

Segundo o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), 87 pessoas (entre elas 31 crianças) morreram e cerca de 200 ficaram feridas ou apresentaram problemas respiratórios após o ataque de terça-feira (4) em Khan Sheikhun, no norte da Síria.

Os Estados Unidos atribuem o ataque ao governo sírio e, por isso, resolveu bombardear a base militar síria, de onde teriam partido os mísseis. O bombardeio americano provocou tensão nas relações americanas com a Rússia- principal aliada do regime sírio.

Fotos de ativistas mostram voluntários dos Capacetes Brancos, grupo de socorristas na zona rebelde, no momento em que tentavam ajudar os feridos. Eles jogam água no rosto das pessoas e pelo menos dois homens aparecem com espuma branca ao redor da boca.

Segundo o presidente Vladimir Putin, um ataque do governo sírio atingiu o depósito de armas químicas dos rebeldes, liberando produtos tóxicos.

 
"Criança"Criança

Criança síria recebe tratamento após suspeita de ataque com arma química em Khan Sheikhun, dominada por rebeldes na província de Idlib, no norte da Síria (Foto: Mohamed al-Bakour / AF)

Cientistas britânicos encontraram indícios de gás sarin ou substância semelhante no ataque, segundo relato feito pelo embaixador da Grã-Bretanha na Organização das Nações Unidas (ONU), Matthew Rycroft, ao Conselho de Segurança da Instituição. "O Reino Unido compartilha, portanto, a avaliação dos EUA de que é altamente provável que o regime seja responsável por um ataque de sarin contra Khan Sheikhoun, em 4 de abril”, declarou.

A Turquia já tinha encontrado indícios da substância na autópsia de corpos vindos de Khan Sheikhun.

Veto russo

O presidente sírio afirmou ainda que deseja uma investigação sobre o que aconteceu em Khan Sheikhun, mas desde que seja "imparcial".

"Vamos trabalhar [com os russos] para uma investigação internacional. Mas deve ser imparcial. Só iremos permitir uma investigação se, e somente se, for imparcial e com a participação de países imparciais para ter a certeza de que não será utilizada para fins políticos", disse ele à AFP.

Na quarta-feira (12), a Rússia vetou o projeto de resolução que pedia uma investigação sobre o ataque químico na Síria, no Conselho de Segurança da ONU.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Enquete