24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mercosul aciona "cláusula democrática" contra a Venezuela

2017-04-01 21:02:00

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai acionaram neste sábado (1º) a chamada cláusula democrática contra a Venezuela, dentro do Mercosul. Em um comunicado conjunto, os quatro países apontam "ruptura da ordem democrática" na Venezuela depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), instância máxima do judiciário do país, assumiu os deveres da Assembleia Nacional, que tem maioria de oposição ao presidente Nicolás Maduro.

A decisão contra a Venezuela foi tomada apesar de mais cedo neste sábado o TSJ ter recuado da decisão de intervir no Parlamento do país.

O acionamento da cláusula democrática é o primeiro passo em um processo que pode resultar na expulsão da Venezuela do Mercosul.

A Venezuela ingressou definitivamente no bloco em 2012. É o único dos cinco países membros que não é fundador do Mercosul.

Separação de poderes

O documento, divulgado após reunião dos chanceleres dos quatro países, em Buenos Aires, pede que o governo da Venezuela adote "imediatamente medidas concretas, concertadas com a oposição, de acordo com as disposições da Constituição da República Bolivariana da Venezuela e demais normas aplicáveis, para assegurar a efetiva separação de poderes, o respeito ao Estado de Direito, aos direitos humanos e às instituições democráticas."

No comunicado, os quatro países também "exortam" o governo de Maduro a "respeitar o cronograma eleitoral" e a "garantir o pleno gozo dos direitos humanos, das garantias individuais e das liberdades fundamentais e a libertar os presos políticos."

As tensões políticas na Venezuela aumentaram desde outubro do ano passado, quando o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) do país adiou, por seis meses, as eleições regionais que deveriam ocorrer em dezembro.

O país também passa por uma grave crise econômica e de abastecimento, que vem levando venezuelanos a deixarem o país.

O comunicado do Mercosul também informa que serão feitas consultas com a Venezuela com o objetivo de "restabelecimento da plena vigência das instituições democráticas nesse país, acompanhando o mencionado processo."

 

Em sentença divulgada na quarta (29), o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela apontou que o Parlamento do país estava em "situação de desacato" para jutificar a decisão de assumir as funções do Legislativo.

O TSJ declarou o Legislativo em desacato no início de 2016, devido à juramentação de três deputados opositores cuja eleição foi suspensa por suposta fraude eleitoral. Também anulou todas as decisões da entidade.

O Parlamento venezuelano é dominado pela oposição, que acusou o presidente Nicolás Maduro de golpe e de querer implantar uma ditadura no país.

A declaração do Mercosul não menciona apoio a possíveis sanções contra o governo da Venezuela no âmbito da Organização dos Estados Americanos (OEA). Nesta semana, a situação no país foi discutida durante sessão da OEA, quando havia a expectativa de que pudesse ser invocada uma Carta Democrática Interamericana contra o governo de Nicolás Maduro, o que não ocorreu.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete