21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Raúl Castro torna lei o último desejo de Fidel

2016-12-28 02:01:00

Não haverá estátuas, ruas ou praças com o nome de Fidel Castro em Cuba, determina a lei aprovada nesta terça-feira (27) na Ilha, que reproduz a última vontade do líder da Revolução cubana.

Adotada por unanimidade, a nova lei proíbe o uso do nome de Fidel "para denominar instituições, praças, parques, avenidas, ruas e outros locais públicos, assim como qualquer tipo de condecoração, reconhecimento ou título honorífico".

A legislação também proíbe o uso da figura de Fidel, falecido em 25 de novembro, aos 90 anos, "para erigir monumentos, bustos, estátuas, faixas comemorativas e outras formas de homenagem" em locais públicos da Ilha, segundo a imprensa cubana.

A proibição inclui a utilização do nome de Fidel Castro como "marca e outros signos distintivos, nome de domínio e desenhos com finalidades comerciais ou publicitárias".

Durante sua homenagem ao irmão, horas antes de sepultar as cinzas de Fidel em Santiago de Cuba, Raúl recordou que "ele rejeitava qualquer manifestação de culto à personalidade e foi consequente com esta posição até nas últimas horas de sua vida".

A nova lei permite que o nome de Fidel seja utilizado para denominar instituição de estudos sobre sua "trajetória na história" de Cuba e também não exclui que artistas se inspirem no líder cubano para criar uma obra.

A imprensa oficial não informou as sanções previstas para quem violar a nova lei.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete