30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Trump defende corrida armamentista em entrevista a rede de TV

2016-12-23 23:01:00

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, defendeu nesta sexta-feira (23) que os Estados Unidos devem investir em "uma corrida armamentista", em entrevista por telefone concedida à rede MSNBC, ao esclarecer uma declaração feita nas redes sociais na vésperaVeja aqui

"Deixe que aconteça uma corrida armamentista", respondeu Trump, acrescentando que os EUA serão superiores e irão superar todos a cada passo.

Na quinta-feira, ele afirmou em sua conta no Twitter que o país deve investir maciçamente em sua capacidade nuclear até que "o mundo caia em si". "Os Estados Unidos devem fortalecer e expandir fortemente sua capacidade nuclear até que o mundo caia em si em relação às armas nucleares", tuitou Trump, sem explicar o que ele quis dizer exatamente.

Esse comentário marca uma ruptura em relação à retórica do presidente Barack Obama, o qual, em seu famoso discurso em Praga em 2009, pediu a eliminação das armas nucleares.

"Tuíte"Tuíte

Tuíte de Donald Trump sobre armas nucleares (Foto: Reprodução/Twitter)

Hoje, os Estados Unidos contam com um arsenal de cerca de 7.000 ogivas nucleares, pouco atrás da Rússia, que tem algumas centenas a mais.

O Pentágono quer substituir, ou modernizar, as três pernas de sua "tríade": uma força de ataque nuclear que inclui os mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs, na sigla em inglês), submarinos e bombardeiros. Especialistas estimam que isso representará pelo menos US$ 1 trilhão nos próximos 30 anos.

Durante os debates da campanha à presidência, Trump foi incapaz de dar detalhes, ao ser questionado sobre qual seria sua prioridade para a "tríade" nuclear, afirmando apenas que "o poder, a devastação é muito importante".

"O"O

O presidente eleito Donald Trump durante conversa com jornalistas em Palm Beach, na Flórida, nesta terça (21) (Foto: Jim Watson/AFP)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete