30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

FMI vê recuperação lenta no Brasil e alerta para riscos à frente

2016-11-16 08:06:00

O comitê executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta terça-feira (15) que a economia brasileira pode estar perto de sair de uma forte recessão, mas enfrenta um longo e duro caminho de recuperação que depende da aprovação de reformas impopulares.

"O Brasil está pronto para sair de recessão profunda", disse o FMI nas considerações do relatório anual sobre o Brasil.  O comitê executivo afirma, entretanto, que apesar dos esforços do novo governo para evitar uma crise fiscal, eles esperam uma recuperação gradual da economia brasileira, destacando que a atividade deverá permanecer "fraca por um período prolongado".

Os diretores elogiaram as medidas de controle das despesas apresentadas pelo governo, como a PEC do teto de gastos, mas destacaram a necessidade de medidas complementares como a de uma reforma da Previdência para a "consolidação fiscal para garantir estabilidade macroeconômica".

Projeções e riscos

Dados decepcionantes de produção industrial e consumo têm abalado as esperanças de uma recuperação mais rápida no próximo ano, com algumas autoridades do governo reduzindo suas projeções de crescimento de 2% para 1% em 2017, destaca a agência Reuters.

O FMI está ainda mais pessimista, com uma projeção de expansão de 0,5% no próximo ano (para 2016, a estimativa é de queda de 3,3%), após dois anos seguidos de queda na economia. As projeções feitas pelo fundo para a economia brasileira seguem as mesmas feitas em relatório de outubro.

"PIB

 

Para o fundo, as perspectivas para o Brasil ainda estão sujeitas a riscos como incertezas políticas decorrentes da evolução das investigações de corrupção e da desaceleração do crescimento nos países emergentes, especialmente a China, o que têm provocado queda nos preços das commodities e trazido condições financeiras mais apertadas.

Leia também: Com 6 meses de Temer, como está a economia?

Efeito Trump

Uma forte valorização do dólar frente ao real desde a semana passada em meio a preocupações com uma mudança em políticas econômicas nos Estados Unidos após a eleição de Donald Trump para a Presidência norte-americana também levantou preocupações sobre a recuperação.

Segundo a Reuters, uma autoridade do FMI disse que ainda é muito cedo para medir o impacto de futuras políticas de Trump sobre o Brasil, mas que as amplas reservas do país e o regime de câmbio flutuante podem oferecer alguma proteção.

Taxa de juros

O fundo recomenda ainda que o Banco Central mantenha uma política monetária (de definição da taxa básica de juros) "relativamente apertada". Ou seja, de cautela na redução dos juros, até a realização de progressos no processo de aprovação de medidas fiscais no Congresso e maior convergência das expectativas de inflação para a meta do BC.

Após vitória de Trump, o mercado passou a estimar uma queda menor dos juros na última reunião do Comitê de Política (Copom) do Banco Central deste ano, marcada para o final de novembro. A expectativa agora é de uma redução de 0,25 ponto percentual – para 13,75% ao ano.

Esperanças de uma rápida recuperação haviam sido levantadas após Michel Temer assumir a Presidência em decorrência do impeachment de Dilma Rousseff.

Temer apresentou uma medida para limitar o crescimento do gasto público, em tramitação no Congresso Nacional, e prometeu rever o custoso sistema previdenciário do país.

Embora elogiem essas reformas, a maioria dos diretores do comitê do FMI acredita que o Brasil poderia se beneficiar mais acelerando a consolidação fiscal com medidas para aumentar a receita.

Entretanto, Temer disse que não planeja elevar impostos a menos que essas reformas não passem, o que ecoa a opinião de alguns diretores do FMI que alertaram que aumento de impostos pode precisar esperar até que a economia esteja em um passo mais firme.

O comitê foi unânime em suas preocupações sobre as fracas finanças dos Estados e municípios do Brasil. Muitos Estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro, estão sofrendo para pagar seus funcionários e honrar suas dívidas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete