20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, morre em hospital de Bangcoc

2016-10-13 08:29:00

O rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, morreu aos 88 anos nesta quinta-feira (13) no hospital onde estava internado em Bangcoc. A causa da morte não foi informada pelo palácio.

Ele era o decano dos monarcas em exercício no mundo: estava havia 70 anos no trono e goza de um status de semideus, fruto de décadas de culto a sua personalidade.

A morte de Adulyadej coloca o país em um período de incerteza, porque o status quase divino do rei faz com que a questão de sua sucessão seja um tabu na Tailândia.



Na quarta, o palácio tinha publicado um boletim médico inquietante, aumentando os temores após um dia de especulações, que já haviam levado os tailandeses a se reunir diante do hospital.

Vestidos de rosa e amarelo, as cores da monarquia, mais de 500 fiéis budistas entraram durante o dia no local para depositar flores e acender incensos. Posteriormente, rezaram ajoelhados. Alguns carregavam retratos do rei enquanto mantinham a cabeça baixa e faziam as orações.

O rei já estava respirando por aparelhos e "sob terapia de substituição renal", além disso sofria "com uma nova infecção", segundo o boletim divulgado na televisão nacional.

Nas redes sociais, muitos tailandeses substituíram sua foto de perfil por uma imagem em amarelo e rosa na qual se lia "Longa vida ao rei".

"MulherMulher chora com uma foto do casal real da Tailândia na mão e é amparada por amigas em meio a um grupo acampado no hospital Siriraj, fazendo orações pelo rei Bhumibol Adulyadej, onde ele estava internado em Bangkok (Foto: Athit Perawongmetha/Reuters)

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete