33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Ataque do Estado Islâmico deixa 80 mortos e 231 feridos

2016-07-23 18:48:00

"HomemHomem carrega nos braços menino ferido em ataque suicida em Cabul, no Afeganistão (Foto: Mohammad Ismail/Reuters )

Explosões durante um protesto pacífico deixaram ao menos 80 mortos e 231 feridos em Cabul, capital do Afeganistão, na manhã deste sábado (23), de acordo com o último balanço que foi divulgado pelo ministro do interior, segundo Associated Press. O grupo terrorista Estado Islâmico(EI) reivindicou a autoria do atentado.

"Dois combatentes do EI detonaram seus cinturões explosivos em uma concentração no xiita no bairroo Dehmazang" da capital afegão, indicou o grupo terrorista através de sua agência de notícias Amaq.

O protesto da minoria xiita dos hazara contra a construção de uma usina de energia acontecia perto do Parlamento afegão e da Universidade deCabul. O número de vítimas ainda está em progressão.

"HomemHomem é ferido em atentado em Cabul (Foto: Stringer/ Reuters)

Fotos divulgadas pelas agências de notícias internacionais mostram vários corpos e muitos feridos.

O ataque ocorreu cerca de três semanas após um homem-bomba matar dezenas de pessoas em um ataque contra cadetes recém-formados da polícia, reivindicado pelo Talibã.

Esse atentado foi o último registrado em uma onda de sequestros e bombas no Afeganistão, que tem espalhado a sensação de insegurança. A instabilidade no país tem aumentado desde o fim da missão militar da Otan em dezembro de 2014.



Em nota, o governo brasileiro diz que recebeu "com consternação a notícia de mais um atentado em Cabul, na manhã de hoje, reivindicado pelo Estado Islâmico, durante uma manifestação pacífica, e que teria feito mais de 80 mortos"

O Itamaraty também declarou que "condena nos termos mais veementes este ato de barbárie e expressa sua solidariedade às famílias das vítimas, ao povo e ao governo afegãos" e que "apoia firmemente os esforços do governo do Afeganistão no sentido de conter atos de violência sectária".

"SandáliasSandálias de manifestantes afegãos vistos na cena de ataque suicida em ato em Cabul (Foto: Wakil Kohsar/ AFP)
"VítimasVítimas ficaram caídas no chão após explosões em Cabul, no Afeganistão, deixarem dezenas de mortos e centenas de feridos (Foto: Reuters)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete