14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Mais de 35 mil venezuelanos cruzaram a fronteira por comida

2016-07-17 19:01:00

"PessoasPessoas são vistas carregando sacolas e pacotes sobre a ponte internacional Simón Bolívar, depois de fazer compras, em San Antonio del Táchira , Venezuela (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)

O governo da Colômbia estima que mais de 35 mil venezuelanos cruzaram a fronteira no sábado (16) para comprar mantimentos e remédios após a abertura por cerca de 12 horas de uma passagem na fronteira entre os dois países.

A chegada dessas pessoas pela passagem que liga a cidade de Cúcuta, na Colômbia, com San Antonio do Táchira, na Venezuela, ocorreu de "maneira ordenada e sob condições de ordem e segurança", indicou o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em nota.

A Chancelaria colombiana indicou a passagem foi aberta por volta das 7h30 locais (9h30 em Brasília). A entrada dos venezuelanos foi permitida até 15h30 locais (17h30 em Brasília) e o retorno autorizado até 20h locais (22h em Brasília).

Inicialmente, a previsão é que a fronteira fosse aberta no domingo. No entanto, centenas de venezuelanos se reuniram no início do dia perto da passagem, e as autoridades decidiram permitir que elas cruzassem a divisa entre os dois países.

"PessoasPessoas fazem fila para atravessar a ponte internacional Simón Bolívar para a Colômbia para aproveitar a abertura da fronteira temporária em San Antonio del Táchira , Venezuela (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)

As passagens entre o estado venezuelano de Táchira e o departamento colombiano de Norte de Santander, cuja capital é Cúcuta, foram fechadas em 19 de agosto do ano passado, após ordem do presidente Nicolás Maduro, como parte de uma campanha contra o contrabando e supostas organizações paramilitares.

A medida se estendeu posteriormente para todos os 2.219 quilômetros de fronteira entre os dois países.

A Venezuela voltará a permitir que cidadãos do país cruzem a fronteira com a Colômbia neste domingo. O Exército e a Polícia Nacional da Colômbia reforçarão o controle na fronteira para evitar "alterações da ordem pública".

"Nosso objetivo é apoiar de forma solidária a população que pede a entrada transitória ao território colombiano, cooperar em assuntos que incidam positivamente na região da fronteira e avançar rumo uma abertura segura e sustentável da mesma", disse o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia em comunicado.

"UmaUma jovem carrega papel higiénico quando ela cruza a fronteira colombiana -venezuelana sobre a ponte internacional Simón Bolívar depois de fazer compras , enquanto um policial colombiano olha. (Foto: REUTERS/Carlos Eduardo Ramirez)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete