18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Estados Unidos podem aprovar missão privada para a Lua

2016-06-07 15:09:00

O governo dos Estados Unidos está se preparando para aprovar, pela primeira vez, uma missão espacial comercial privada para além da órbita da Terra, segundo o jornal americano "Wall Street Journal".

A decisão estabeleceria um precedente para a forma como o governo americano poderá garantir que os empreendimentos privados cumpram os tratados espaciais internacionais, informou o jornal na noite de domingo (5).

Uma vez que as diretrizes estejam definidas, a startup espacial Moon Express embarcaria em uma missão para levar para a Lua um pacote de nove quilos de equipamentos científicos, incluindo um telescópio, no segundo semestre de 2017.

Até agora, apenas governos tinham empreendido missões espaciais além da órbita da Terra"
Bob Richards, presidente da Moon Express

"Nós fomos pioneiros na questão regulamentar por necessidade", porque até agora "apenas governos tinham empreendido missões espaciais além da órbita da Terra", disse ao jornal o presidente e fundador da Moon Express, Bob Richards.

A aprovação, que ainda deve demorar meses, abriria o caminho para vários outros empreendimentos espaciais com fins lucrativos.

Estes incluem planos para explorar as matérias-primas de asteroides e para rastrear detritos espaciais, além do projeto do bilionário Elon Musk, do Tesla e SpaceX, de realizar uma missão não tripulada para Marte em 2018.

A Moon Express é uma das 16 empresas que disputam o prêmio Google Lunar X, que oferece 20 milhões de dólares para a primeira equipe que conseguir aterrissar um veículo de exploração espacial privado na superfície lunar. O rover deve percorrer pelo menos 500 metros e transmitir imagens em alta definição para a Terra.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete