13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Economia brasileira tem o maior crescimento desde 2004

2007-09-12 20:34:00

A economia brasileira atingiu o maior crescimento desde o segundo trimestre de 2004 (7,5%), com a alta de 5,4% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

O desempenho da indústria foi o grande destaque pela ótica da oferta, com um crescimento de 6,8%. Trata-se do melhor desempenho do setor também desde o segundo trimestre de 2004 (11,5%).

Ao contrário do ano de 2004, o motor da economia brasileira neste ano é a demanda interna. "Tínhamos uma economia muito baseada em exportação, mas desde o primeiro trimestre de 2006 isso se inverteu e o crescimento está muito baseado na demanda interna, no consumo das famílias e no investimento", afirma Rebeca Palis, gerente das Contas Nacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Todos os segmentos industriais apresentaram aceleração. A indústria de transformação que tinha apresentado alta de 2,7% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado apertou o passo e chegou a uma alta de 7,2% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

A construção civil que tinha apresentado alta de 2,4% saltou para 6,3%. A produção e distribuição de energia elétrica que avançou 3,9% no primeiro trimestre chegou a 6,1% no segundo trimestre na mesma base de comparação.

Com impulso do segundo trimestre forte, a economia brasileira no semestre manteve o mesmo ritmo de expansão observado no segundo semestre de 2006. Nos primeiros seis meses de 2007 o PIB apresentou alta de 4,9%, pouco acima do segundo semestre do ano passado (4,6%).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete