32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

STF nega pedido do PPS e mantém mandato de Resende

2007-09-06 00:29:00

Seguindo os prognósticos apresentados pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB), o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal, negou nessa quarta-feira (5 de setembro) pedido de liminar no mandado de segurança impetrado pelo PPS, no qual era solicitado o afastamento do parlamentar sul-mato-grossense. A ação foi levada ao STF por Roberto Freire, presidente partido ao qual Resende era filiado antes de migrar para o PMDB, em agosto deste ano.

A assessoria do STF informou que o pedido chegou à Corte após o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT/SP) indeferir pedido do PPS para convocar o suplente de Resende, embasado em interpretação do Tribunal Superior Eleitoral de que o mandato pertence ao partido, e não ao político. Em seu voto, Mello atribuiu “especial relevo” à decisão do TSE, porém, acompanhou decisão anterior do ministro Sepúlveda Pertence, no sentido da “inaplicabilidade do princípio da fidelidade partidária aos parlamentares empossados”.

Resende já havia informado estar tranqüilo quanto ao pleito do PPS, uma vez que o Supremo – e o ministro Celso de Mello – já tomaram decisões semelhantes a esta em ocasiões anteriores.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete