24.1 C
Amambai
sexta-feira, 10 de maio de 2024

Policiais brasileiros são homenageados no Paraguai

2015-05-15 22:20:00

Policiais do Estado de Mato Grosso do Sul que atuaram na localização e prisão do ex-prefeito (intendente) da cidade paraguaia de  Ypejhú,Vilmar Acosta, conhecido popularmente como “Neneco”, atualmente detido em Campo  Grande, aguardando extradição, aos ser capturado em Carapó (MS), foram homenageados esta semana por autoridades do Departamento (estado) paraguaio de Canendeyú. O político é apontado como autor intelectual do assassinato do jornalista Pablo Medina e sua funcionária Antonia Almada, sendo que os executores teriam sido um irmão e o sobrinho de Neneco. Conforme informações das autoridades paraguaias, a  quadrilha chefiada por Neneco, um irmão e um sobrinho, praticava um  reinado de terror na fronteira, sendo a responsável direta por 23 homicídios, vitimando entre outras pessoas, ex-empregados seus e desafetos do mundo do crime. 

O capitão da Polícia Militar Joeder de Araújo Martins, o Delegado Claudineis Galinari, titular da Delegacia Regional de Polícia Civil de  Naviraí e o investigador Gilberto Farias Freitas, lotado no 1º DP de  Naviraí, foram homenageados com uma comenda, em solenidade ocorrida na sede da Seccional da Polícia Nacional do Paraguai em Salto Del Guairá.

A honraria foi concedida pelo Ministério do Interior Paraguaio, em parceria com o Comando Nacional de Polícia e o Ministério Público daquele País. O Procurador Lorenzo Lezcano, disse que é motivo de orgulho este trabalho de cooperação desenvolvido informalmente entre as forças de segurança de Mato Grosso do Sul e de Canendyú e que tem gerado efeitos positivos para toda a comunidade fronteiriça.

Já o comissário principal Hector Rojas, chefe da Polícia Departamental, chamou os policiais brasileiros de “irmãos” e destacou que o crime não tem fronteira e que atos hediondos como foi o duplo homicídio devem ser repudiados por todos os seres humanos, não importando onde o delito tenha ocorrido daí a importância dos esforços mútuos entre as policias.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 10 de maio de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete