22.6 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Grupo deve criar ranking de transparência de órgãos públicos

2015-04-22 10:21:00

Integrantes da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) definiram na semana passada estratégias para impulsionar a divulgação de dados públicos, entre elas a criação de um ranking de transparência.



Integrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o grupo é responsável por implementar a Ação nº 4/2015, focada no cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI).



O grupo criará uma lista de requisitos de transparência, que serão especialmente apurados em estados e municípios. Os resultados integrarão um banco de dados que culminará com a divulgação de um ranking.



Os gestores públicos serão informados sobre os resultados e cobrados por melhorias. Caso as recomendações não sejam atendidas, o grupo avalia a estratégia de ingressar com ações judiciais pedindo a responsabilização dos envolvidos.



Para evitar que o trabalho seja pontual e incentivar uma nova cultura de transparência, os entes públicos continuarão a ser monitorados, inclusive por meio de denúncias apresentadas pelos cidadãos. “Se a sociedade não se engajar e cobrar, não adianta só nós cobrarmos”, pontuou o representante da Controladoria-Geral da União, Edward Borba, responsável por coordenar os trabalhos.



Ações

Nas próximas semanas, os integrantes da Ação 4 – que reúne Executivo, Ministério Público e Judiciário – vão se dividir em dois subgrupos.



O primeiro definirá os itens da lista de requisitos, enquanto o segundo estudará saídas jurídicas visando ao cumprimento da LAI, inclusive com aval para sugerir alterações normativas. A próxima reunião geral será no dia 6 de maio.



Representante do CNJ na Enccla, a conselheira Luiza Frischeisen se comprometeu a encaminhar resoluções do Judiciário que possam auxiliar na construção da lista de requisitos de transparência.



Ela lembrou que ainda há muito a ser feito. “Já temos resoluções de transparência, agora precisamos aprovar no CNJ a regulamentação do acesso à informação”, destacou.



Grupo

Formado na plenária da Enccla em 2014, o grupo de trabalho da Ação 4/2015 tem três objetivos principais: conhecer estratégias pontuais de monitoramento de transparência pública; propor uma estratégia nacional para garantir o cumprimento da LAI (especialmente em estados e municípios); e propor métodos de difusão de conhecimento sobre o tema. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete