19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Artesãos do MS irão receber medalha Conceição dos Bugres

2015-03-25 12:16:00

Em comemoração ao dia do artesão celebrado no dia 19 de março, o deputado Marcio Fernandes (PTdoB), realizará na próxima quinta-feira (26) às 19h na Assembleia Legislativa, Sessão Solene para entrega da medalha Conceição dos Bugres, para homenagear os artesãos que se destacam no cenário Sul-Mato-Grossense. No mesmo dia o parlamentar participará do café da manhã às 9h, na Praça dos Imigrantes com os artesãos.

Segundo o deputado, através do artesanato é possível conhecer a história de uma região. “São esses artistas que eternizam uma época, valorizam as belezas do nosso Estado e conseguem transformar o simples em verdadeiras obras de arte, eles merecem todo o reconhecimento por este trabalho valoroso”, explica Marcio Fernandes.

Serão homenageadas na Sessão Solene personalidades e entidade, entre elas: Silvia Helena Machado Cavalcanti de Oliveira Marques, Luiz Gonzaga dos Santos, Cirilo Tibúrcio, José Maciel Costa, Lucia Mayumi Sato Karimatanascida, Rosie de Oliveira, Diva Pinheiro da Silveira, Zilá Garcia Gualberto, Renato Rodrigues Gualberto, Maria Ferreira Wagner, Maria Angelica Cunha Januário, Helena Francisca de Menezes Rondon, Walter Moyses, Sonia Albuquerque, Nadia Luz, Gisele Fraga, Lucila araujo Pereira, Greg Antunes, Marise Bahia, Leila Pimentel, Harue Goto Tsuzuki, David Rogério Ojeda, Marli Marcelino Pacheco e a Associação Milagre da Fibra.

Conceição dos Bugres

A honraria leva o nome da Conceição Freitas da Silva, nascida no Rio Grande do Sul na localidade de Povinho de Santiago, sua trajetória foi longa, passou a infância e adolescência em Ponta Porã, onde se casou com Abílio Antunes, em 1957 mudou-se para Campo Grande, onde criou o principal artefato da iconografia do Estado, o Bugre, esculpido em madeira com golpes secos e retos de facão e recoberto com cera de abelhas, os cabelos e os detalhes do rosto foram feitos inicialmente com carvão e logo substituído por tinta preta.

Os bugres da Conceição foram reconhecidos com uma “força mágica”, após a matriarca dos Espíndola, Dona Alba vivenciar um fato interessante em sua casa. Certa ocasião, um circo instalou-se perto da casa da família em Campo Grande, e Dona Alba acabou se apegando a um macaco que durante visita em sua residência ao se deparar com um bugrinho da Conceição, teve uma reação inesperada, se ajoelhou e fez reverência a imagem do bugre como um totem sagrado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete