21.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Veja como obter o CPF eletrônico para declarar o Imposto de Renda

2015-03-04 12:15:00

Assim como em 2014, o acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2015 (ano-base 2014) só é possível a quem tiver a certificação digital, também conhecida como CPF eletrônico ou e-CPF. O documento pode ser feito por qualquer pessoa física e tem prazo de validade entre um e três anos.

É preciso pagar uma taxa pela emissão do certificado, que funciona como uma espécie de assinatura eletrônica para atestar a identidade em meios eletrônicos. As taxas, cobradas por empresas credenciadas pela Receita, costumam variar entre R$ 100 e R$ 300 – a depender do prazo de validade escolhido pelo contribuinte.

No site do Fisco, o contribuinte encontra umarelação das empresas credenciadas para fornecer a certificação digital. Geralmente, exige-se comprovantes de endereço (ou declaração de próprio punho) e documento de identidade (RG e CPF) com foto para a emissão do documento.

De acordo com o consultor tributário da IOB | Sage, Antonio Teixeira Bacalhau, o documento pré-preenchido deve ser obtido por meio do portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) da Receita Federal.

Segundo o Fisco, é de total responsabilidade do contribuinte a verificar correção de todos os dados pré-preenchidos, devendo fazer as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias.

"PortalPortal e-CAC dá acesso à declaração pré-preenchida. (Foto: Reprodução/Receita)

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete