20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Mensagem de celular salva turistas perdidas em montanha

2007-01-07 02:58:00

Duas turistas israelenses que se perderam enquanto faziam uma travessia de montanha no sul da Argentina foram resgatadas graças a uma mensagem de texto enviada por telefone celular para seu país de origem, informaram neste sábado meios de comunicação locais.
Hadas Shalom e Rona Navon, ambas de 21 anos, perderam contato com outros dois amigos de mesma nacionalidade enquanto percorriam o monte Manfredo Segre, a 1.650 metros de altura, no Parque Nacional Nahuel Huapi, perto da cidade de Bariloche (1.350 quilômetros ao sul de Buenos Aires).
O grupo, que tentava completar um percurso de cerca de cinco horas entre o monte Manfredo Segre e o vizinho monte López, se dividiu no meio da travessia e as meninas se perderam.
Ao perceberem que as duas jovens não conseguiam chegar ao abrigo do monte López, seus amigos Ido Simhi e Omer Sason enviaram pelo telefone celular uma mensagem de texto aos familiares das moças em Israel, alertando sobre o que tinha acontecido.
Ao receber o alerta, as famílias das jovens e a companhia seguradora contratada para a viagem entraram em contato com a embaixada de Israel em Buenos Aires, que, por sua vez, pediu ajuda à Gendarmaria argentina (polícia de fronteira) e à Direção de Parques Nacionais.
Após quase um dia perdidas, as duas jovens foram resgatadas por três guardas do parque e cinco integrantes do serviço de Incêndios, Comunicações e Emergências do Parque Nacional Nahuel Huapi.
"Sentimos muita sede e fome, mas o pior foi à noite. Sentimos muito frio e não sabíamos se alguém ia se dar conta de que estávamos perdidas", disseram as jovens em declarações publicadas neste sábado pela imprensa argentina.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete