19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Grupo de amigos retiram 1 t. de lixo do rio Amambai após limpeza

2014-11-28 13:13:00

O quanto a natureza deve ser protegida? É o que um grupo de amigos de Caarapó e Juti tem se perguntado. E em função de todo essa preocupação o grupo juntamente com o auxílio da Polícia Militar Ambiental (PMA), no sábado (22) realizou limpeza no rio Amambai e no córrego São Lucas na divisa entre os municípios de Juti e Naviraí até a ponte da Fazenda Tarumã, somando aproximadamente 50 km de limpeza dentro do rio e nas margens.

De acordo com o empresário Nivaldo Furlan com a ajuda de oito embarcações foram retirados cerca de uma tonelada de lixo de dentro do rio e nas margens, nos lugares conhecidos como ‘pesqueiros’ (lugar de acampamentos que dão acesso ao rio). “Nós realizamos essa limpeza logo após a proibição da pesca que antecede a piracema, pois é exatamente nesta época que há uma grande quantidade de lixo deixado pelos pescadores. Sendo assim uma forma de prevenção e cuidados com os peixes e com a natureza”, afirma.

Nivaldo explica que o trabalho é feito com o intuito de não permitir que o lixo entre dentro do rio. “As pessoas vão lá, deixam o lixo e quando vem a chuva o rio enche e ai todo aquele lixo que estava na margem vai parar dentro do rio Amambai e consequentemente o lixo parará no rio Paraná que é onde o rio Amambai desagua. Então a limpeza é feita antes da enchente dos rios e assim o lixo não entrará na água”, explica o empresário.

O empresário Nereu Osmar Furlan que também esteve no local realizando a limpeza explicou a reportagem do Jornal GranDourados que foram retirados de dentro do rio, principalmente garrafas pets e latas de cerveja, mas também sacolinhas, galhos e sacarias.

“Foram retirados muito lixo, mas em relação a última limpeza que fizemos é pouca quantidade, pois neste sábado tiramos cerca de uma tonelada de lixo e da outra vez foi praticamente o dobro. Então posso dizer que isso é um ponto positivo e que as pessoas estão mais conscientes no cuidado com a natureza”, cita Nereu. 

O subtenente do agrupamento policial da PMA de Naviraí Ismael Carlos Frais disse a reportagem que este foi o segundo final de semana seguido que os rios receberam limpeza. “Estamos sempre acompanhando as limpezas para questão de segurança e também fazemos as limpezas, sendo este o segundo final de semana, na qual o primeiro foi realizado limpeza em rios de Naviraí, agora em Caarapó e Juti, e no próximo final de semana será no Paraná, pois há muita sujeira próximo aos leitos dos rios”, diz Frais.

Conforme informou, a PMA tem um comprometimento com a segurança não só das pessoas que frequentam estes locais mas também cuidados para que a mata auxiliar, os animais e a natureza não sejam prejudicados. Além disso, segundo ele, se esse lixo chegar até o rio, os animais podem confundir uma sacolinha com comida e ao engolir morrerá sufocado.

E consequentemente durante a limpeza e feito também a orientação das pessoas. “Vamos orientando as pessoas para recolherem o lixo, pois caso não seja cumprida a ordem a pessoa pode levar multas, no entanto na maioria das vezes as pessoas acatam a ordem. E além da limpeza dos rios a PMA realiza fiscalização da pesca, caça e recuperação de matas auxiliares”, explica o subtenente.

Todo o lixo que foram colhidos no último final de semana no rio Amambai foram despejados no aterro sanitário de Juti. E conforme informação do empresário Nivaldo Furlan em novembro de 2015 terá outra limpeza no rio.

“Uma nova limpeza será feita em breve, mas aquelas pessoas que se interessar pelo nosso trabalho, pode entrar contato conosco que estaremos dispostos a ajudar e expor nossas ideias”, ressalta.

Quem desejar maiores informações sobre o trabalho de limpeza dos rios que o grupo de amigos realiza pode entrar em contato através do telefone 8121-5795.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete