32.4 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Anistia decide apoiar direito ao aborto em casos especiais

2007-08-18 17:21:00

   A organização internacional de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional anunciou sua decisão de passar a apoiar a prática de aborto em algumas circunstâncias especiais, deixando de lado sua tradicional neutralidade sobre o assunto. A Anistia diz que fará campanha pelo direito ao aborto em casos como o de mulheres vítimas de aborto ou incesto.

  A decisão inicial havia sido tomada em abril, mas somente foi ratificada nesta sexta-feira durante uma conferência anual, realizada neste ano no México.

  A decisão do comitê executivo da Anistia, em abril, de apoiar o acesso ao aborto por mulheres vítimas de estupro, incesto ou violência ou em casos em que a gravidez significa risco de vida ou de saúde à mulher, havia sido recebida com fortes protestos por parte de organizações cristãs.

  Algumas organizações, incluindo a Igreja Católica , ameaçaram retirar seu apoio à Anistia caso a decisão fosse ratificada. Líderes da Igreja Católica em particular acusaram a Anistia de trair seus compromissos com os direitos humanos, e um alto membro do Vaticano pediu aos católicos que parem de financiar as atividades da ONG.

  Mas os delegados da Anistia reunidos no México deram seu apoio unânime à decisão, insistindo que estavam defendendo a habilidade das mulheres de exercer seus direitos sexuais e reprodutivos livres de coerção e violência.

  A Anistia vem trabalhando em países onde a ocorrência de estupros é disseminada e em outros nos quais as mulheres que fazem abortos podem ser severamente punidas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete