24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Livro "Diálogos Políticos com Vander Loubet" já está à venda

2014-09-15 09:56:00

Já está disponível para compra, na Livraria Le Parole, o livro "Diálogos Políticos com Vander Loubet", que conta a trajetória e as vivências do deputado federal Vander Loubet e a forma como o parlamentar – considerado um dos grandes estrategistas políticos de Mato Grosso do Sul – vê e pratica a política.

De autoria dos professores Ido Michels e Eronildo Barbosa e do jornalista Éder Yanaguita, o livro, com 180 páginas, foi elaborado na forma de perguntas e respostas, resultado de mais de 40 horas de entrevistas realizadas pelos autores com Vander no período de dezembro de 2013 a maio de 2014. A capa e a diagramação são assinadas pelo professor Eduardo Biagi, da UCDB.

O trabalho aborda as estratégias e táticas eleitorais aplicadas por Vander Loubet e aliados em diversos pleitos, tendo como pano de fundo parte significativa da história política recente do estado, como o surgimento do PT em 1982; a histórica eleição de 1996 em Campo Grande; a vitória petista pelo governo em 1998; as gestões de Zeca do PT como governador; a desistência da candidatura de André Puccinelli ao governo do Estado em 2002; as eleições de Vander para deputado federal; os bastidores de Brasília e a disputa de 2012 em Campo Grande. Esses momentos são contados de forma direta e informal, sem meias palavras, resgatando fatos e personagens que fizeram ou ainda fazem parte do cotidiano da política de Mato Grosso do Sul.

A apresentação do livro é feita por João Leite Schimidt, ex-secretário de Estado, ex-conselheiro do Tribunal de Contas e atual presidente regional do PDT, reconhecido como um dos políticos mais experientes do estado. Em uma parte do texto, Schimidt exalta a atuação de Vander Loubet na política: "O Vander é político por vocação. Entregou os melhores momentos de sua vida ao PT e aos seus companheiros. Sempre esteve na dianteira de outros pensadores, quando os ribeirinhos do rio Paraguai navegavam o rio na canoa com remo ou com zinga o Vander já navegava com lancha de motor de popa. Político habilidoso, paciente, aprendeu desde cedo que a ciência da vida não é viver, mas sim conviver. Sempre acreditou em alianças, acredita mesmo que até DEUS teve de fazê-las com ABRÃAO, MOISÉS, JOSUÉ, DAVI E SALOMÃO. E indaga-se: – Por que não praticar alianças entre partidos que, ocasionalmente são oposição ou situação, e por isso, dentro do sistema, faces da mesma moeda?", escreve Schimidt.

De acordo com os autores, não se trata de um livro de memórias, mas sim um material que reflete a forma de pensar e de agir de Vander na política. É um diálogo sobre prática e estratégia política, um pouco daquilo que Vander sistematizou e aplicou nas campanhas do PT e na construção da sua rede de ação política.

O livro está à venda por R$ 30 na Livraria Le Parole, na Rua Euclides da Cunha, 1126, Jardim dos Estados. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3043-5100 ou 3382-4110. O lançamento oficial do trabalho será feito somente após o término do período eleitoral.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete