22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

MS é corredor de tráfico de pessoas

2007-08-10 16:46:37

       O enfrentamento ao tráfico de pessoas foi tema de seminário realizado ontem em Dourados, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Inovações Pró-Sociedade Saudável Centro-Oeste (Ibiss).


       O evento reuniu em torno de 60 pessoas, entre gestores de políticas públicas, da rede de atendimento à mulher, abrigos, Promotorias, Ministério Público, polícia, universidades, comunidade indígena e instituições que estão ajudando a detectar as fragilidades do Estado e a indicar caminhos para coibir crimes contra o direito de ir e vir.


      Palestra de Clarissa Corrêa de Carvalho, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres da Presidência da República abriu o seminário, no Paladar. Em entrevista ontem ao O Progresso e ao Douradosagora,  confirmou que o Estado é rota para o tráfico de pessoas com a finalidade de exploração sexual, comércio de órgãos e escravidão. A atividade hoje é uma das mais rentáveis ao redor do mundo. No Brasil, já se equipara ao tráfico de armas e só perde para o de entorpecentes.


       Segundo ela, uma característica local é o trabalho escravo de crianças, adolescentes, mulheres e indígenas, por conta do setor sucroalcooleiro. Ela explica que o MS é corredor, origem e rota do tráfico, que se caracteriza por ameaça, coação e alguma forma de exploração.


       A psicóloga Rosário Ferreira, consultora do escritório das Nações Unidas contra o crime e drogas, diz que a maioria das vítimas do tráfico interno e internacional são mulheres de baixa renda, negras e indígenas. Pessoas em situação de vulnerabilidade social, que acabam se deparando com situações de violência e exploração. A professora Zonir Tetila, primeira-dama de Dourados, fez um apelo para que se faça um verdadeiro mutirão contra o tráfico de pessoas e pediu empenho da sociedada organizada.


       O seminário "Mato Grosso do Sul na garantia dos direitos da mulher em situação de tráfico de pessoas" é o segundo de quatro eventos previstos para o Estado; o primeiro aconteceu em junho, na capital; os próximos serão em Ponta Porã e Corumbá.


        Conforme o representante do Ibiss em MS, Guilherme Soares Dias, o projeto visa a sensibilização da sociedade por um olhar humanizado e livre de preconceito, que muitas vezes emperra o trabalho de combate às diversas formas de violências. Prevê também a capacitação do pessoal que atua no atendimento às pessoas em situação de risco, o mapeamento da rede de atendimento, e a articulação das organizações não governamentais e ONGs que atuam no enfrentamento ao tráfico.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete