23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Pecuaristas dizem que não há mais aftosa no Cone Sul

2007-08-10 11:30:37

O presidente regional da ANPBC – Associação Nacional dos Produtores de Bovino de Corte, pecuarista Tito Turquino, de Eldorado, afirmou que os produtores de Japorã, Mundo Novo, Eldorado e Iguatemi vão dar um prazo até o mês que vem, setembro, para que o Governo do Estado tenha um posição definitiva e libere o comércio de carne da região para todo o mercado interno.

“Não vamos afrontar a lei, em absoluto, mas atuaremos dentro da legalidade, sobretudo, com a orientação de um advogado e de um pecuarista que também é juiz, para que a associação possa tomar medidas em defesa dos pecuaristas de nossa região. Por isso, a Associação está dando este prazo, e é bom que se diga que não é para contrariar nenhuma autoridade, mas para provar que não existe mais aftosa na região Cone Sul de Mato Grosso do Sul”, observou Tito Turquino.

O pecuarista garantiu que a proposta da ANPBC é auxiliar não só a secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina, mas também o ministro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinold Stephanes. “Vamos apontar medidas e caminhos que garantam o atendimento da reclamação dos produtores, para que no menor espaço de tempo o Estado possa restabelecer o livre comércio de carne junto ao comércio exterior”.

Segundo Tito Turquino, a diretoria da ANBPC, formada por André Carioba (presidente), Alexandre Turquino (tesoureiro), Raimundo Tostes (veterinário patologista), Bruno Lyen (conselheiro), Cleyton di Paula (veterinário conselheiro) e Ricardo Jorge (advogado), já conseguiu reverter situação desfavorável de pecuaristas do Paraná. “Aqui não será diferente e tenho provas documentais, assinadas por um patologista que acompanhou no frigorífico Fribrasil, em Eldorado, o abate de 1400 cabeças de gado de nossa propriedade, onde todo o gado foi examinado e a necropsia foi feita e nenhuma cabeça estava com aftosa. O acompanhamento deste abate também foi feito por técnicos do Ministério da Agricultura e Pecuária, mas, infelizmente, a área continua interditada e sob vigilância”.

Tito continuou dizendo que “tudo tem limite. Tem erro que queremos colocar em público, por isso, chamamos a atenção porque está havendo coisa errada, embora a Iagro trabalhe empenhada para atender exigências e resolver o problema, outras questões burocráticas emperram a liberação da área, e isso vai continuar acontecendo toda vez que um técnico avaliar gado vacinado, pois é claro que haverá reação no sangue deste rebanho”, considerou o líder rural.

“Por isso, saímos da porteira, para combater a carnificina e provar que alguns estão fazendo um trabalho exagerado. Aliás, tenho em mãos documentos que provam que não há aftosa em Eldorado desde 6 de dezembro do ano passado, quando o patologista Raimundo Tostes examinou a coleta de sangue e naquela época a sorologia já confirmava inexistência do vírus no rebanho bovino. Por isso, estamos agindo para acabar com qualquer especulação que queira dizer que existe atividade viral no Cone Sul”, concluiu Tito.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete