26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

INSS quer reduzir a 45 dias prazo para aposentadorias

2007-08-10 07:35:37

O presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Marco Antonio Oliveira, disse ontem, quinta-feira, que até o final do ano pretende reduzir a 45 dias o prazo para concessão de aposentadorias. Com isso, segundo ele, cairia também a média nacional atual, em torno de 68 dias.

Em entrevista à Rádio Nacional, Oliveira informou que esse prazo exclui o eixo Rio de Janeiro-São Paulo, "onde a situação é mais complexa e uma aposentadoria demora cerca de 88 dias no Rio e até 125 dias em São Paulo". Para corrigir essa distorção, acrescentou, "nós estamos lançando uma ação prioritária que inclui a criação de uma força-tarefa para examinar e dar solução, de concessão ou cancelamento de aposentadorias, aos cerca de 350 mil processos pendentes de decisão nos dois estados".

Segundo o presidente do INSS, outra questão praticamente resolvida se refere aos prazos para a realização de perícias médicas. Atualmente, são sete dias entre o agendamento e a realização da perícia, e a intenção é reduzir esse intervalo a cinco dias. "Esse prazo de sete dias já representa bem pouco, se levarmos em conta que há pouco mais de um ano demorava-se cerca de 70 dias entre o agendamento e a realização da perícia", afirmou.

Até o final do ano, acrescentou, também será duplicado o número de vigilantes nas agências – hoje são cerca de mil – que atuam na segurança, com atenção especial aos médicos peritos durante o atendimento de segurados. Oliveira destacou a instalação de detectores de metais e circuitos internos de televisão em todas as agências, e de sistemas de alerta nos consultórios, para os médicos acionarem os vigilantes quando se sentirem em perigo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete