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quinta-feira, 28 de março de 2024

TIMIDEZ: Dominando para vender MUITO mais!

2014-08-19 12:45:00

Muitas pessoas não conseguem usufruir de sua potência máxima como profissional por causa da TIMIDEZ.
A timidez bloqueia a pessoa e impede que ela seja tudo aquilo que deseja ser em alguns momentos importantes do dia, seja na hora de atender um cliente, oferecer um produto, explicar este produto, etc…
Para superar isso, segue algumas dicas, que sendo colocadas em prática farão que o futuro ex-tímido seja o melhor profissional que deseja ser.
Lembre do seu tempo de escola. Como você se sentia quando pegava a prova e percebia que tudo que estava sendo pedido nela era exatamente aquilo que você sabia por que havia estudado sobre o tema? Lembrou? Você nem se importava que naquela hora que seu conhecimento  estava sendo provado, testado, julgado por outra pessoa(professor), você se sentia confiante pois sabia que aquela matéria você dominava. Em vendas, planejamento, organização e tantos outros 'bichos papões" que tanto assustam vendedores e representantes é a mesma coisa, aliás em todas as áreas, épocas ou situações da vida isso se aplica: Estude o que você está vendendo, conheça a história deste setor, serviço ou produto,  a empresa, coloque-se no lugar do cliente e imagine as dúvidas que ele possa ter e vá atrás das respostas antes que ele, o cliente, as pergunte. 
Mas lembre-se: as pessoas não compram produtos ou serviço; elas compram soluções, benefícios, resultados…Portanto é primordial conhecer o que o cliente espera de benefício ao comprar algo de você. Quem entende isso pode vender qualquer coisa. 
Muitas vezes essa timidez é só reflexo da falta de conhecimento do produto e dos benefícios que o cliente terá com ele.
Outro fator importante é alinhar os seus valores aos dos benefícios que estes  produtos(bens ou serviços) que você vende pode trazer aos clientes. Por que isso é importante? Porque quando você vende algo que você não acredita, inconscientemente você se sente mal como se estivesse mentido para alguém. Talvez você já tenha comprado algo em algum lugar e quando foi usar o que comprou se sentiu enganado pelo vendedor, pois aquilo que você comprou não era o que lhe foi anunciado. Terrível essa sensação, né? Pode ter certeza, não é assim que se fideliza a clientela. Isso é bíblico: "ama a teu próximo como a ti mesmo" ou seja não faça aos outros o que não querem que te façam. E digo mais, as pessoas sentem quando você está sendo verdadeiro ou não, isso em vendas é a empatia. Quando rolar a empatia você ganhou o cliente e não importa em que empresa você está eles vão atrás de você pois confiam em você, isso diminuirá muito seu esforço na manutenção desses clientes; além de poder contar com a propaganda "boca à boca"que eles farão de você ou da empresa que você representa.
Para terminar, tem uma técnica do conhecidíssimo autor Augusto Cury que se chama DCD – Duvide, Critique e Desafie-se!  Quando se deparar com algo que parece impossível ou difícil ou custoso para você, num primeiro momento Duvide disso. Quando duvidamos de algo assim, abrimos outras possibilidades que até antes não eram consideradas pois já havia um modelo mental pré-estabelecido. Num segundo momento Critique, faça uma avaliação de quais possibilidades você ainda não considerou, quais outras formar ou caminhos diferentes você pode explorar. E por fim, Desafie-se, escolha algumas dessas opções e arrisque. Caso sinta ansiedade por conta do "novo", não se julgue fraco. Essa ansiedade faz bem, pois ajuda a nos manter atentos quando experimentamos algo novo evitando muitos tropeços, ou seja correndo riscos calculados.
Bom, se você leu este artigo até aqui, quero imaginar que você está se sentindo mais confiante, querendo que tudo isso aconteça com você e vai, pode acreditar. Só que minha parte eu já fiz, agora é com você. Imagine como você gostaria de ser como vendedor ou atendente e seja. As vezes as únicas barreiras que nos prendem existem só na nossa imaginação.
 
Gianni Vieira
Agente de Inovação – SEBRAE/CNPq
Coach e Analista Comportamental
Publicitário

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