2007-08-09 13:26:37
Estudo divulgado nesta quarta-feira pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) aponta que o mercado brasileiro de PCs movimentou 2,340 milhões de unidades no segundo trimestre de 2007, o que significa um crescimento de 19% em relação ao mesmo período do ano anterior. A alta ocorreu, novamente, devido ao aumento do consumo no segmento doméstico.
No semestre foram comercializados 4,334 milhões de PCs, um crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano passado.
O mercado de notebooks alcançou 365 mil unidades, no segundo trimestre, o que representa um crescimento de 156% em relação ao mesmo período de 2006. Somente no mês de junho foram vendidos 170 mil notebooks.
A IT Data, consultoria contratada pela Abinee, estima que as vendas de PCs para o mercado brasileiro atingirão 10,1 milhões de unidades este ano, um aumento de 23% em relação ao ano anterior.
Para 2007, é estimado um crescimento de 211% no consumo de notebooks no Brasil, movimentando 2,1 milhões de unidades, contra um crescimento de apenas 6% em desktops.
A pesquisa também aponta que houve recuo na participação do mercado dos PCs clonados, motivado pelo aumento das vendas pelos canais formais, principalmente o varejo. A participação no segundo trimestre deste ano atingiu 35,8%.