17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Belga é resgatada de caverna espanhola após 4 dias

2007-08-08 20:17:37

   Equipes conseguiram resgatar às 5h38 desta quarta-feira a espeleóloga (explorador de grutas e cavernas) belga Annette van Houtte, 49 anos, presa desde sábado em uma caverna localizada no norte da Espanha. Seu estado de saúde é bom, mas ela teve ferimentos no pé esquerdo, de acordo com o jornal El País.


   A espeleóloga, especialista na exploração de cavernas, entrou no local no último final de semana, acompanhada de uma equipe de outras quatro pessoas, por onde desceu 4 km até atingir a profundidade de 600 m. Durante o trajeto, Houtte apoiou-se sobre as rochas e uma pedra acabou caindo sobre seu pé esquerdo, causando diversas fraturas. Três membros da equipe saíram para pedir ajuda. Cerca de 90 pessoas participaram dos trabalhos de resgate durante os quatro dias.


   Houtte foi atendida no próprio local após a retirada. Médicos montaram uma estrutura para prestar os primeiros-socorros na caverna. Em seguida, ela foi transportada de helicóptero até um hospital próximo. A polícia, Guarda Civil, os bombeiros e espeleólogos franceses que prestaram socorro realizaram uma coletiva de imprensa na região.


    O capitão da Guarda Civil, Óscar Esteban, afirmou que houve uma "perfeita coordenação" entre os diferentes órgãos que trabalharam no resgate. Mesmo assim, as últimas horas foram muito complicadas devido aos cuidados médicos necessários. Além disso, foi realizada uma microexplosão em um ponto muito estreito da caverna, a 150 m da saída, para permitir a passagem dos agentes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete