33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Energia fica mais barata no PA, SC e ES

2007-08-06 19:26:37

    A diretoria colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta segunda-feira (6) os índices de revisão tarifária de distribuidoras de energia no Pará, Espírito Santo e Santa Catarina. Em todos os casos, houve redução no preço da energia elétrica para os consumidores residenciais e industriais.

   No caso da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), o preço será reduzido em 13,06% para as residências e de 6,56% a 9,49% para a indústria. No que se refere à Espírito Santo Centrais Elétricas S/A (Escelsa), os consumidores residenciais pagarão de 12,45% a menos pela energia, e as indústrias de 1,35% a 16,74%.

   Para a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a redução será de 5,26% para os consumidores residenciais e de 2,53% a 2,97% para a indústria. Já no caso da Iguaçu Distribuidora de Energia Elétrica Ltda (Iguaçu Energia), que atende consumidores também em Santa Catarina, a energia ficará 5,41% mais barata para as residências e 2,34% para os consumidores industriais.

   Segundo informou a Aneel, as novas tarifas passam a vigorar a partir desta terça-feira (7) e afetam 1,735 milhão de unidades consumidoras em 143 municípios do estado Pará. No Espírito Santo, as novas tarifas valem para 1,078 milhão de unidades consumidoras em 67 municípios do estado. Em Santa Catarina, a Celesc distribui energia a 1,86 milhão de unidades em 260 municípios, e a Iguaçu Energia a outros 26,5 mil consumidores. Ao todo, 4,67 milhões de unidades consumidoras serão beneficiadas.

   "As razões para os índices negativos foram definidas, principalmente, em conseqüência da diferença entre a receita necessária para remunerar os serviços prestados pela empresas e a receita verificada, além da menor incidência, na tarifa de energia elétrica, dos encargos Conta de Consumo de Combustíveis (CCC) e Encargo de Serviços do Sistema (ESS)", informou a Aneel.

   A Aneel lembra que os processos de revisão tarifária das concessionárias foram decididos após serem submetidos a audiências públicas realizadas nos últimos dias 12 e 19 de julho em Vitória (Escelsa) e em Belém (Celpa), respectivamente.

   A revisão tarifária, segundo a Aneel, está prevista nos contratos de concessão com o objetivo de obter o equilíbrio das tarifas com base na remuneração dos investimentos das empresas voltados para a prestação dos serviços de distribuição e a cobertura de despesas efetivamente reconhecidas pela Aneel.

   A revisão é aplicada nas concessionárias de distribuição a cada quatro anos, em média. O primeiro ciclo de revisão ocorreu de 2003 ao início de 2006 para 61 distribuidoras. Mais informações sobre a revisão podem ser obtidas no link “InformaçõesTécnicas/Tarifas-Consumidores Finais/Revisão Tarifária Periódica” da página da Agência na internet (www.aneel.gov.br). 

   Em setembro, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, será a vez das audiências das empresas paulistas Bandeirante e Piratininga, últimas distribuidoras que passam pelo processo revisional este ano. Em 2008, serão mais 36 concessionárias, outras 17 em 2009 e uma em 2010.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete