24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Votorantin pode produzir etanol através da celulose

2007-08-06 16:53:37

     Segundo nota publicada na coluna Holofote de revista Veja dessa semana, o presidente da (VCP) Votorantin Celulose e Papel, José Luciano Penido afirmou que a fabrica que está sendo construída em Três Lagoas, no futuro ela também poderá produzir etanol a partir da celulose. A fábrica depois de concluída terá capacidade de produzir anualmente 1,3 milhão de toneladas de celulose. Desta produção, 70% seria destinada à exportação e o restante – 30% – já estaria comprometido para a fábrica de papel da International Paper, que também está sendo construída em Três Lagoas.

      O jornalista Felipe Patury, editor da coluna Holofote, comentou que a VCP, para prosseguir com o projeto de produzir etanol, teria que comprar cerca de 20 mil hectares de terra contínua, numa região ocupada por cana e gado.

      O comentário feito pelo jornalista foi bastante contestado na região do Bolsão. Especialistas mostram que há grandes áreas disponíveis para expansão da VCP, uma vez que a plantação da cana-de-açucar não atinge níveis que possam ser considerados importantes. Como exemplo eles citam duas cidades próximas a Três Lagoas.

      Em Brasilândia o cultivo de cana não é representativo, já que a sua produção é apenas para atender a demanda da Usina Debrasa.

     Já em Bataguassu o grupo Itamaraty está investindo na construção de uma usina para produção de açúcar e álcool, mas também não irá comprometer e inviabilizar qualquer projeto de expansão da empresa do grupo Votorantim.

ECOLOGIA

     Outro argumento que foi utilizado para contestar o comentário feito na revista Veja é que a proposta da VCP é muito mais atrativa sob a ótica do meio-ambiente. Entendem que a produção de cana-de-açucar é extremamente comprometedora, apesar das posições em contrário, especialmente no período das queimadas, enquanto o reflorestamento de eucalipto não apresenta problema semelhante.

DISPONIBILIDADE

     Na questão da extensão de terra – 20 mil hectares – necessária para expansão do projeto, os mesmos especialistas apontam para sua viabilidade de aplicação. Afirmam que há disponibilidade e entendem até mesmo que isto já tenha sido detectado pela VCP quando dos estudos de viabilidade para implantação da unidade em Três Lagoas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete