14.9 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Governadores do Codesul pedem parte da CPMF

2007-08-06 07:23:37

Os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e de Mato Grosso do Sul fecharam neste domingo (5) a “Carta de Bonito”, que será enviada ao gabinete da presidência e à ministra Dilma Roussef com as reivindicaçoes dos estados integrantes do Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul).
O documento reúne as principais deliberações dos quatro estados tomadas durante reunião na cidade de Bonito (MS).

Os governadores incluíram na Carta um pedido de correção dos ressarcimentos das perdas com a Lei Kandir, que há 10 anos eram de 69% e hoje não passam de 17%. Entre outros assuntos tratados na reunião, um dos destaques foi a proposta federal para a reforma tributária, aprovada com ressalvas pelos governadores participantes.

Foi consenso entre os governadores a necessidade de distribuir melhor os fundos de desenvolvimento regional, além da possibilidade de se criar uma superintendência para o desenvolvimento do Sul. Outro ponto tratado pelo Codesul foi o direcionamento de uma fatia da CPMF, contribuição sobre movimentação financeira que rende R$ 36 bilhões por ano para a União, para os estados.

Os governantes acharam oportuna a reivindicação, já que a prorrogação da cobrança está tramitando no Congresso Nacional. Mas o secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, que participou da reunião do Codesul, afirmou que está "fora de questão" uma partilha dos recursos saindo junto com a eventual aprovação da prorrogação da CPMF. "O governo não vai discutir a CPMF neste momento", afirmou.

Na carta de Bonito, os governadores também reiteraram pontos como as parcerias no setor de planejamento e o pedido para a recriação de uma agência de desenvolvimento para os Estados do Sul do País.
Participaram do evento deste domingo em Bonito os governadores André Puccinelli (MS), Yeda Crusius (RS), presidente do Codesul, Roberto Requião (PR), e o vice governador de Santa Catarina, Leonel Pavan.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete