13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Lula viaja para divulgar biocombustíveis no exterior

2007-08-06 06:06:37

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajou neste domingo (5) para o México, onde faz a primeira parada de sua visita a cinco países, com objetivo de reforçar laços comerciais e apresentar o conhecimento brasileiro na área de biocombustíveis. Na agenda, Lula também vai visitar Honduras, Nicarágua, Jamaica e Panamá.

Na viagem, Lula também deve fechar acordos de cooperação também nas áreas de saúde, agricultura e desenvolvimento social. Um grupo de cerca de 50 empresários brasileiros acompanhará o presidente durante a viagem, que vai até a sexta-feira (10).

"Em todos os países haverá eventos empresariais e seminários, dos quais o presidente participará de alguma forma, seja na abertura ou no encerramento", disse o diretor do Departamento de Promoção Comercial do Ministério de Relações Exteriores, Henrique Sardinha.

Segundo a Agência Brasil, além do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e o da Agricultura, Reinhold Stephanes, estão na comitiva brasileira.
 
Primeira parada- No México, segundo o porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach, Lula pedirá o apoio do país para o estabelecimento de um mercado mundial para combustíveis mais limpos, mais baratos e renováveis.

O presidente deve desembarcar no México no início da noite deste domingo. O país é o quinto maior parceiro comercial do Brasil. No ano passado, o comércio entre os dois países totalizou US$ 5,7 bilhões, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na Jamaica, o presidente inaugurará uma usina de etanol a 50 quilômetros da capital, Kingston. Em Honduras, na primeira visita de um governante brasileiro, Lula se reunirá com o presidente Zelaya Rosales e encerrará um encontro empresarial.

Na Nicarágua, os dois governos vão avaliar a cooperação nas áreas de saúde, energia, educação, transportes, turismo, desenvolvimento social e desenvolvimento agrário. E no Panamá, Lula assistirá a uma apresentação do projeto de ampliação do Canal do Panamá.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete