23.5 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Municípios precisam do plano diretor

2007-07-21 22:33:37

O ministro das Cidades, Marcio Fortes, demonstrou preocupação com os municípios que não elaboraram seus planos diretores quando participava da 11ª Reunião da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

“Daqui a pouco vão dizer: tal prefeitura não pode se habilitar a tal recurso x, y ou z do PAC porque não tem o plano diretor, não tem plano de saneamento porque não tem plano diretor, não tem plano de habitação porque não tem plano diretor”, disse o ministro. Segundo Fortes, a mobilização em torno da elaboração dos planos diretores ainda não acabou porque esse instrumento é essencial para o desenvolvimento das demais políticas urbanas, especialmente nas áreas de saneamento e habitação.

O ministro acredita que, com a elaboração do plano diretor, os planos das demais áreas vêm em seqüência. “Se não tiver plano diretor, não terá nada disso”, declarou. Ele disse ainda que o registro é importante porque o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) prevê recursos na ordem de R$ 170 bilhões para infra-estrutura social e urbana até 2010.

Obrigatoriedade – Para o presidente da CNM (Confederação Nacional de Municípios), Paulo Ziulkoski, o plano diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e da expansão urbana do município. “O plano prepara o município para o desenvolvimento, a inclusão social e o respeito ao meio ambiente”, afirma. “Todo município deve ter seu plano, sob pena de sofrer restrições no acesso a recursos”, confirma.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

1º Circuito Analy de corrida de rua acontece dia 27 em Amambai

Vilson Nascimento Acontece no sábado, 27 de abril, em Amambai,...

Enquete