12.2 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Saúde: Tratamento aumenta chance de bebês com leucemia

2007-07-20 20:18:37

    Uma equipe de cientistas holandeses descobriu um novo tratamento que aumenta a taxa de sobrevivência de crianças de um ano com leucemia linfoblástica aguda, um tipo de câncer agressivo freqüente em crianças e adolescentes.

    Dirigidos pelo cientista Rob Pieters, do Hospital Infantil Erasmus MC-Sofia, em Roterdã, os pesquisadores trabalharam com 482 bebês de menos de um ano nascidos em 22 países. Embora a leucemia linfoblástica aguda (LLA) seja a doença oncológica mais freqüente em crianças, é biologicamente distinta em bebês de até um ano.
Em uma primeira fase, os pesquisadores aplicaram um tratamento padrão à base de prednisona durante sete dias. Depois, os bebês foram submetidos a um tratamento híbrido que incorporava alguns medicamentos normalmente usados para combater a leucemia mielóide aguda.

    Passados três anos, os cientistas constataram que 58% das crianças que receberam o novo tratamento não apresentavam nenhum sintoma da doença e que, no ano seguinte, essa taxa era de 47%. “Achamos que este tratamento híbrido acabará se tornado padrão, embora sejam necessários mais estudos com crianças”, diz a pesquisa.
Em um comentário que acompanha o artigo, os cientistas Josep María Ribera e Albert Oriol afirmam que serão necessárias mais pesquisas sobre a doença em nível genômico e que é preciso continuar apostando na colaboração internacional.

    Nos últimos 40 anos, a taxa de cura de crianças com LLA passou de 10% para 80%, mas, em bebês com menos de 12 meses, a taxa de sobrevivência no período após o tratamento, durante o qual a doença desaparece, é menos animadora, já que varia de 17% a 45%.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete