23.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Fábricas da Peugeot registram sexto suicídio em seis meses

2007-07-18 23:10:37

Desde o início do ano, seis operários do grupo automobilístico francês PSA (Peugeot-Citroen) se suicidaram. Segundo a agência Ansa, o último caso ocorreu na segunda-feira, quando um dos funcionários tirou a própria vida na fábrica de Mulhouse, na Alsácia, região nordeste da França.


 Propaganda com cenas de suicídio gera protestos » Família acusa banco de ser responsável por suicídio Quatro em cada 100 bancários já pensaram em suicídio, diz estudo O homem de 55 anos, pai de dois filhos e funcionário da empresa há 29 anos, não deixou nenhuma carta explicando os motivos do ato. Uma investigação foi aberta para o caso. O ministro francês do Trabalho, Xavier Bertrand, se disse "preocupado" e os sindicatos questionam sobre as condições de trabalho.


É o quinto operário que se suicida na fábrica de Mulhouse, enquanto o outro caso foi registrado na unidade da PSA de Charleville-Mezieres, em Ardenne, nordeste do país. Em uma carta, o funcionário indicou "as condições de trabalho e as fortes pressões" como as causas de sua morte.


   Alguns dias atrás, em uma reunião do órgão interno de apoio psicológico da empresa, composto por um psiquiatra e um assistente social, que contou com a participação da direção e dos sindicatos, foi discutido um plano para prevenir o suicídio. Há duas semanas foi ativado um número de telefone para auxílio psicológico, disponível 24 horas por dia, que permite aos funcionários do grupo exprimir seus problemas.


"Se um trabalhador tem um problema, pessoal ou profissional, pode telefonar e falar com psicólogos de fora da empresa", explicou a direção da PSA Peugeot-Citroen, que disse estar "profundamente comovida e chocada".


"Hoje domina o individualismo obstinado. Cada funcionário está em competição com o outro. Está constantemente com os dirigentes respirando em seu pescoço, os quais estão por sua vez também sob pressão. Nas empresas, desapareceu qualquer forma de humanidade, e não existe nenhum espírito da família nem de amizade", disse Bruno Lemerle, do sindicato de direita CGT.


Mal-estar, senso de culpa e tensão são as principais denúncias dos sindicatos dos trabalhadores da empresa. Para eles, o problema "será resolvido pela base". Há alguns anos domina na empresa um "clima de incerteza", ligado às ameaças de deslocamento e ao desinteresse por atestado de doença, além da "concorrência entre os jovens engenheiros e os velhos técnicos".


Também na sede de Guyancourt da Renault, após três suicídios e uma tentativa, ocorridos nos últimos cinco meses, a direção decidiu lançar um amplo plano de reorganização dos serviços para tentar solucionar problemas ligados ao trabalho. Após o terceiro suicídio ocorrido nos últimos seis meses na central nuclear de Chinon, o quarto em dois anos, o grupo Eletricidade da França (EDF) anunciou a criação de uma "comissão de escuta e compreensão" para seus empregados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete