32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Líquido camaleão pode substituir telas LCD

2007-07-18 22:39:37

Um líquido que muda de cor quando exposto a um campo magnético poderia substituir de forma barata os componentes coloridos nos monitores de LCD convencionais, afirmam pesquisadores dos Estados Unidos. O líquido contém pequenas partículas de óxido de ferro, cobertas com plástico -– deste modo, é barato e fácil de ser feito, podendo também ser utilizado para a criação de papel eletrônico flexível e reutilizável.

Yadong Yin e seus colegas no Departamento de Química da Universidade da Califórnia, nos EUA, criaram o líquido ao cobrir partículas óxido de ferro — cada uma com 100 nanômetros de diâmetro — com um plástico e colocarem os componentes na água. Com a cobertura plástica, cada partícula tem uma superfície com bastante carga de energia.

Como as partículas individuais têm a mesma carga, elas se repelem na solução. Entretanto, o óxido de ferro também é magnético, e as partículas irão se unir quando expostas ao campo magnético.

Essas forças opostas num resultam num arranjo das partículas em uma estrutura ordenada. Essa estrutura reflete a luz, porque os espaços entre as partículas vizinhas são equivalentes à extensão da luz. Além disso, o espaçamento altera essa extensão, que corresponde à cor que é refletida. Isso pode ser feito facilmente ao variar a força do campo magnético aplicado ao cristal.

"Vemos aplicações para isso em várias áreas, incluindo sensores, botões ópticos e telas coloridas flexíveis", afirmou Yin ao site da revista "New Scientist". "Por exemplo, o sistema pode ser utilizado para fazer telas e outdoors maiores, substituindo monitores de LCD caros. Como a cor é baseada no reflexo, ele é melhor para aplicações externas do que as atuais telas de LCD, que têm um desempenho ruim com a luz direta."

Os cristais também poderiam ser colocados entre duas folhas de plástico, para formar um papel reutilizável com um campo magnético atuando como a ‘caneta’, afirmou Yin.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete