26.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fidel diz que recuperação está longe de ser "batalha perdida"

2007-01-08 10:43:00

O líder cubano Fidel Castro, afirmou que sua recuperação "está longe de ser uma batalha perdida" e que colabora como um "paciente disciplinado" com os médicos, em mensagem divulgada hoje, em Havana, por fontes oficiais.
"Sempre adverti que meu processo de recuperação seria prolongado, mas está longe de ser uma batalha perdida. Colaboro como paciente disciplinado com os médicos que me atendem", disse Castro, em mensagem de felicitação ao povo cubano pelo 48º aniversário da revolução liderada por ele.
O líder cubano, convalescente desde o dia 31 de julho, quando delegou suas funções ao irmão Raúl – e mais seis homens de sua confiança -, após ser operado por uma doença que se mantém em segredo, assinalou que se mantém informado sobre os temas mais importantes.
"Não deixei de me manter informado sobre os principais eventos e informações. Conversei com os companheiros mais próximos sempre que foi necessária uma cooperação em temas de vital importância", assinalou.
Na mensagem, datada de hoje, Fidel reconhece "a serenidade e maturidade com que atuou o povo,e o trabalho de nosso glorioso partido, do governo revolucionário, de nossas organizações de massa e juvenis" e dos membros das Forças Armadas, do Ministério do Interior e do Parlamento.
Ele indicou que 2006 foi um ano "de grandes esforços e resultados encorajadores" nas diferentes obras sociais que leva adiante o país, assim como nos programas da "Revolução Energética", como é chamado o plano de renovação da atual infra-estrutura de produção, distribuição e consumo de energia.
Ele destacou que os cubanos foram "dignos anfitriões da Cúpula dos Não-Alinhados", realizada na capital cubana entre os dias 11 e 16 de setembro.
"Nada pôde deter o caminho que empreendemos", disse Castro, na mensagem em que agradece aos cubanos por "seu carinho e apoio".
O chefe da revolução assinalou que "a humanidade vive tempos difíceis, com guerras e perigos, e um desenfreado processo consumista, típico do sistema imperialista globalizado, que causa o esgotamento de importantes recursos naturais e a contaminação do meio ambiente".
"Isso, por si só, justifica nossa heróica luta", afirmou, acrescentando que "cada êxito alcançado requer maiores esforços para mantê-los e desenvolvê-los".
"Desejo que 2007 constitua uma aurora de esperança para todo o nosso povo. Viva o 48º aniversário da Revolução!", conclui a carta.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete