30.4 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Saúde:Inverno intensifica doenças de pele

2007-07-15 17:33:37

 Durante o verão, ninguém esquece de cuidar da pele — o Sol forte não permite descaso. Isso não quer dizer, no entanto, que no inverno se pode baixar a guarda. O tempo frio também é um grande inimigo da pele e o descuido pode gerar doenças dermatológicas sérias.

Segundo a dermatologista Meire Brasil Parada, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o grande vilão da pele durante o inverno é o chuveiro. “Por causa do frio, as pessoas tomam banhos mais quentes e mais longos. Isso retira a camada de gordura protetora da pele, que já fica mais fina naturalmente quando a temperatura cai”, explicou Meire ao site G1.

Essa camada de gordura, chamada pelos médicos de “manto lipídico”, é essencial para manter a hidratação da pele e ajuda na proteção contra a penetração de bactérias e fungos. Seu enfraquecimento deixa a pele seca e mais sujeita a coceiras e alergias. Além disso, áreas como virilha, axilas e pés ficam vulneráveis a infecções.

A dermatologista também recomenda especial atenção para crianças, que são mais vulneráveis a problemas de pele. “As mães precisam redobrar os cuidados para garantir que os pequenos estejam sempre bem hidratados”, recomenda ela. Unhas, cabelos e lábios também precisam de atenção. No frio, os lábios ressecam e partem, precisando de hidratação.

O cabelo é especialmente maltratado por causa da combinação água quente e secador. As unhas, muitas vezes negligenciadas, enfraquecem com a desidratação e podem quebrar e descamar. “Toda vez que você sente sua mão seca, suas unhas também estão secas. Por isso, ao passar um hidratante, não se pode esquecer delas”, diz a médica.

As unhas são também uma importante porta de entrada de infecções. Se as micoses são os problemas dermatológicos mais comuns do verão, no inverno são outras doenças que se destacam. A dermatite atópica (ou eczema atópico) é uma das mais comuns, uma alergia crônica, bastante comum em crianças, que ocorre por uma deficiência de hidratação do organismo. Ela causa coceiras e até lesões mais sérias, que podem formar crostas e soltar secreções. Conhecida popularmente como “impinge”, a dermatofitose da pele também é agravada durante a temporada mais fria.

Apesar de não ser uma doença grave, segundo Meire, ela causa manchas brancas pelo corpo de aparência bastante desagradável, o que pode constranger os pacientes. Outra enfermidade, a psoríase é caracterizada pela aparição de placas avermelhadas com escamas grossas nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo.

De causa genética, ela se agrava dependendo de alguns fatores ambientais, como o frio. Para evitar esses e outros incômodos, Meire Parada traz algumas dicas: – evitar banho com água quente demais: use o bom senso; – usar sempre hidratante (logo depois do banho, com o corpo ainda úmido, é o ideal, pois a absorção fica mais fácil); – não deixar o protetor solar de lado, mesmo no frio (dar preferência para os que contém hidratante); – se secar sempre muito bem, especialmente nas áreas mais sujeitas a infecções, com uma toalha macia; – para alérgicos, evitar o contato de roupas de lã diretamente na pele: use uma camiseta de algodão por baixo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete