32.8 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saddam Hussein é executado em Bagdá

2006-12-30 00:53:00

O ditador iraquiano Saddam Hussein, 69, foi enforcado na Zona Verde de Bagdá, por volta das 6h deste sábado (1h em Brasília), segundo as redes de TV "Al Arabiya" e "Al Hurra".
A condenação foi dada em cumprimento à sentença determinada pela Justiça daquele país em 5 de novembro pela participação do ditador nos assassinatos de 148 xiitas em Dujail depois do fracasso de um complô para matá-lo em 1982, assim como na tortura e deportação de centenas de moradores de Dujail.
Saddam Hussein governou o Iraque de 1979 a 2003, quando caiu durante a invasão americana ao país. Conseguiu fugir, mas foi capturado e respondeu a processos por genocídios, acusado pelos EUA de desenvolver armas de destruição em massa.
À 1h06 (horário de Brasília), a rede de TV Al Arabiya divulgou que Saddam havia chegado ao local de sua execução, pouco depois, à 1h10 (6h10 em Bagdá), a rede americana "CNN" divulgava que o ditador já havia sido executado, sem, contudo, poder confirmar a informação.
Ainda de acordo com a "CNN", a "Al Arabiya" informou que o enforcamento ocorreu às 6h05 da manhã em Bagdá.
Um tribunal de apelações de Washington rejeitou hoje o pedido formulado pelos advogados do ex-presidente do Iraque para impedir a sua execução.
Os advogados de Saddam Hussein solicitaram a um tribunal dos Estados Unidos que o ex-presidente iraquiano não passasse da custódia americana às mãos de oficiais iraquianos. Com isso, esperavam deter a execução, informaram fontes judiciais.
Enterro
Raghad Saddam, a filha mais velha do ditador iraquiano, pediu que seu pai seja enterrado em Sana, capital do Iêmen, após sua execução, informou a rede de televisão "Al Jazira".
Segundo a emissora, que cita "fontes iemenitas", Raghad pediu ao governo iemenita que "intervenha para que Saddam Hussein seja enterrado em Sana".
Raghad vive na Jordânia desde a queda do regime de seu pai, em abril de 2003. Ela quer que o corpo seja enterrado no Iêmen de forma provisória, para ser levado de volta ao Iraque após "a saída das tropas de ocupação do país", acrescentaram as fontes.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete