32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Onda de Frio Mata Brasileiro no Paraguai

2007-07-11 13:02:37

O frio que chegou à região nos últimos dias trouxe às ruas da Tríplice Fronteira um cenário recheado de blusas de todos os tipos. Na capital argentina, Buenos Aires, a neve, que não caía desde 1918, foi a grande atração, tanto para os argentinos, quanto para os turistas.

No Paraguai, porém, a situação já mostra sua pior face. Segundo notícia do Diário Última Hora, um sem-teto foi encontrado morto às 03h40 da madrugada da terça-feira (10), em Assunção. O indigente dormia na calçada e foi morto pelo frio da madrugada.

Trata-se do brasileiro Sergio Rizzo dos Santos, 62, mais conhecido como “Shara”, por sua dificuldade em pronunciar a expressão che ra’a (amigo, em guarani).

Também preocupa as autoridades paraguaias a situação dos indígenas acampados nas praças da capital. Nesta terça-feira (10), 60 crianças e cinco mulheres da etnia “aché”, foram removidos da praça Itália para um abrigo. Na praça, encontra-se um grupo de mais de 100 índios dessa etnia.


Outros 300 índios da etnia “mbyá” estão acampados na praça Uruguaia, também em Assunção. Estes últimos, no entanto, não permitiram a remoção de suas mulheres e crianças.

“Os indígenas da praça Uruguaia se negaram a permitir que suas crianças sejam levadas ao albergue porque asseguram que se são tirados desse espaço público suas reivindicações perderão forças”, declarou a vereadora Mirian Ferreira. As reivindicações de que fala a vereadora dizem respeito às terras exigidas pelos nativos.

Marcos Maqueda, da Direção de Meteorologia do Paraguai, afirmou que as temperaturas devem permanecer baixas nos próximos dias, devendo ocorrer na quinta-feira (12) a temperatura mais baixa da semana: 4ºC em Assunção.

Para a Tríplice Fronteira, a situação não é muito diferente. A mínima prevista para esta quarta-feira (11) é de 5ºC, devendo a mínima da quinta-feira (12) permanecer nesta faixa. A partir da sexta-feira (13) as temperaturas mínimas sobem, mas há probabilidades de chuvas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete