24.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Defesa Civil alerta para chuva forte em 10 Estados

2007-04-13 20:49:00

A Secretaria Nacional da Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte com possibilidade de temporais às defesas civis de dez Estados de quatro regiões do País.


Nesta sexta-feira (13/04), na Norte, áreas de instabilidade dão origem a nuvens carregadas e profundas que provocarão pancadas de chuva no Amazonas e norte do Tocantins. No nordeste e leste do Amazonas, há risco de chuva intensa com descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 50 Km/hora.


Na região Nordeste, hoje (13/04), áreas de instabilidade vindas do oceano formam nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva no Maranhão; no litoral de Sergipe; no litoral e Recôncavo Baianos e na região de Lauro de Freitas, município localizado na região metropolitana de Salvador. Alerta-se que, em alguns momentos, a chuva poderá ser forte, acompanhadas de descargas elétricas e de rajadas de vento entre 40 e 50 Km/hora, especialmente, no litoral e norte do Maranhão.


Entre a tarde e a noite desta sexta-feira (13/04), áreas de instabilidade associadas à frente fria no litoral do Sudeste formam nuvens carregadas que provocarão pancadas de chuva na Zona da Mata e no sul de Minas Gerais; no centro-sul fluminense e em boa parte do Estado de São Paulo. A Sedec alerta que, em alguns momentos, há risco de temporais com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 Km/hora, principalmente, no sul, litoral e centro-leste do Estado de São Paulo.


Na região Sul, entre amanhã (14/04) e domingo (15/04), áreas de instabilidade associadas à atuação de uma frente fria na região Sul provocarão pancadas de chuva no Rio Grande do Sul. Alerta-se que no sábado (14/04), em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento entre 50 e 60 Km/hora. No domingo (15/04), a chuva forte acompanhada de descargas elétricas e de rajadas de vento se estende ao Estado de Santa Catarina e a possibilidade de temporais isolados persiste no nordeste, norte e leste gaúchos.


Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais.


Os alertas preventivos emitidos para BA, SE, MG e RJ tiveram como base as informações do Centro Nacional de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). O alerta emitido para SC contou com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os demais alertas são baseados em informações do Inmet e Cptec.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete