29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Saddam Hussein deve ser enforcado neste sábado

2006-12-29 16:46:00

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, condenado à morte pelo assassinato de 148 xiitas em 1982, deve ser enforcado em Bagdá já neste sábado, segundo fontes ouvidas pelas agências internacionais.
Najib Al-Nuemi, um dos advogados de defesa de Saddam, afirmou nesta sexta que "é muito possível" que ele seja executado "amanhã" (sábado) e que "todos os indícios apontam para sua execução".
Numa entrevista à rede de televisão qatariana "Al Jazira", Nuemi disse que os advogados de defesa receberam "uma mensagem das autoridades americanas" segundo a qual já não é possível ver Saddam e que o assunto saiu das mãos daquelas, já que o ex-governante foi entregue às forças iraquianas.
Já Munir Haddad, juiz do Tribunal Supremo de Apelação, disse que Saddam será executado o mais tardar amanhã, segundo a rede de televisão iraquiana "Al Furat".
Uma fonte informou à Reuters que o enforcamento é "questão de horas". A declaração foi feita após o advogado do ex-ditador afirmar que as forças dos Estados Unidos o entregaram a autoridades do Iraque para a execução.
O porta-voz do departamento norte-americano de Estado, Tom Casey, disse no entanto que Saddam prossegue sob vigilância de militares norte-americanos, não tendo sido entregue às autoridades iraquianas.
Segundo o informante da Reuters, "questões" relativas à execução foram resolvidas, abrindo caminho para o enforcamento. No entanto, o início das festividades do Eid al-Adha no sábado levantou a possibilidade de um atraso até o final do feriado.
Especulações
As especulações sobre a data da execução de Saddam crescem desde terça-feira, quando uma corte iraquiana de apelações confirmou a sentença contra Saddam e decidiu que ela deveria ser cumprida em um prazo máximo de 30 dias.
Ministros iraquianos disseram haver versões conflitantes no gabinete sobre a data e sobre a necessidade de uma autorização do presidente para a execução.
Falando pela primeira vez sobre o tema, o primeiro-ministro Nuri Al Maliki disse nesta sexta-feira que "não haverá atraso" nem recuo na execução. Um assessor disse que a declaração, citada pela TV pública, foi dirigida a parentes de vítimas do regime de Saddam.
Nesta semana, várias autoridades salientaram que, ao contrário de outros delitos, o presidente não pode perdoar réus condenados à morte por crimes contra a humanidade.
Maliki, que pertence à maioria xiita, oprimida pelo regime de Saddam, disse em novembro que esperava que o ex-ditador fosse enforcado ainda neste ano.
Mas alguns sunitas dizem que a execução pode agravar a tensão desse grupo com os xiitas. Alguns curdos também gostariam que Saddam chegasse a ser julgado e condenado por um genocídio contra essa etnia do norte do Iraque, um processo marcado para ser reiniciado em 8 de janeiro.
Na quinta-feira, Saddam pôde encontrar dois meio-irmãos, também detidos pelos EUA numa base perto de Bagdá. Um advogado disse que o presidente estava com bom estado de ânimo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete