13.3 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Sindicato Rural faz um balanço de 2006

2007-01-20 09:50:00

Antonio Luiz


Mesmo num ano considerado dificílimo para o agronegócio como o de 2006, o Sindicato Rural de Amambai pode comemorar alguns números favoráveis para a entidade.


Como é de conhecimento geral, o ano foi marcado pela dificuldade no setor agropecuário, a força motriz da economia da região. Há quase dois anos, parte da produção de carne da região é vetada em países compradores, sobretudo daqueles pertencentes à União Européia.


Na agricultura a situação não é melhor. Foram três anos seguidos de uma seca insistente que fez com que a produtividade caísse a índices alarmantes e levasse grande parte dos produtores à inadimplência e endividamento. Some-se a tudo isso a incapacidade de o governo federal criar e manter uma política agrícola séria e responsável em que os produtores que vêm há cinco séculos alimentando as exportações do país não se vissem desprotegidos e sem ter como pagar suas contas ou mesmo renegociar seus investimentos, pois que, nossos governantes se preocupam mais com o próprio umbigo do que com o bem geral da nação.


Mas, apesar de tudo, os produtores rurais de Amambai e região continuaram com sua crença no futuro e sabem que não podem esmorecer sob risco de sucumbir. Nesse sentido, o Sindicato tem atuado decisivamente apoiando o produtor em suas mobilizações como aconteceu em maio passado, quando inclusive transferimos a data de realização da nossa tradicional Exposição para setembro, na esperança de que até lá os governantes tivessem o bom senso de resolver os impasses. Com governo ou sem governo, o produtor abriu a camisa estufou o peito e foi à luta e o Sindicato, mesmo em cima da crise, patrocinou uma das exposições de maior sucesso, sob todos os sentidos, de sua história, com mais de 50 mil visitantes nos quatro dias de festa. Uma enormidade para a região.


Como sempre, o nosso grande parceiro nessas empreitadas tem sido o prefeito Sergio Barbosa que nos apoiou incondicional e financeiramente para o sucesso do evento, assim como a Câmara Municipal através de seu presidente Gilmar Vicentin, de todo o comércio de Amambai, dos expositores e da sociedade que sempre reconheceu a representatividade e a importância dos produtores no contexto econômico social da região.


Diante da crise que está passando não apenas o agronegócio, mas também o comércio e a indústria,
pois a economia do país é movida pelas divisas que agronegócio gera, a classe empresarial e os produtores está criando uma aliança, a Adere, entre os Sindicatos Rurais, Associações Comerciais e Industriais de 43 municípios do estado de Mato Grosso do Sul, inclusive Amambai, para discutir e unir forças nas reivindicações para o desenvolvimento regional sustentável, de forma que nem um nem outro segmento passe por intempéries tão grandes como no ano de 2006.
No setor administrativo, o sindicato mantém uma equipe de profissionais especializados e treinados para prestar serviços aos seus duzentos associados. Os associados do Sindicato Rural de Amambai têm à sua disposição um departamento jurídico com advogado especializado na área rural, uma assessoria de imprensa que publica um jornal mensal além de produzir matérias de interesse da classe para publicação em jornais locais e internet, cursos profissionalizantes e profissionais especializados para atende-los com presteza e eficiência.


No setor de contabilidade, o sindicato possui e disponibiliza para todos os associados um departamento pessoal todo informatizado com programas específicos e interligado à rede bancária. Dap, contratos, abertura de inscrição, e baixa junto a exatoria e expediente em geral são serviços gratuitos oferecidos aos associados.


Foram centenas de folhas de pagamento, recibos de salários, admissões , guias, certidões negativas do INSS, rescisões e demissões, etc.


Nesse ano de 2006 foram promovidos e ministrados pelo Sindicato em parceria com o Senar Serviço Nacional de Aprendizagem Rural 31 cursos de interesse da classe produtora. A abrangência dos cursos para qualificação de mão de obra vai desde a instalação de cerca elétrica, inseminação artificial, doma e adestramento de animais, manutenção de tratores, aplicação de medicamentos em bovinos a fabricação caseira de derivados do leite, produção de pães e biscoitos, fabricação de derivados da mandioca, defumados e embutidos de suínos, etc. Foram quase quinhentos alunos a receber a se beneficiarem desse aprendizado que será aplicados em seus cotidianos.


A nova diretoria, empossada em novembro último e comandada pelo produtor rural e administrador de empresas Christiano Bortolotto já definiu algumas das prioridades para 2007.


Serão oferecidos mais de 30 cursos de qualificação profissional buscando sempre a formação de mais colaboradores; Aprimoramento dos serviços prestados pelo sindicato; Trabalhar a questão fundiária, que deixa os produtores inquietos e inseguros; Discutir questões tributárias com os governantes; Lutar por mais equilíbrio entre custos de produção e preço de venda dos produtos agropecuários; Buscar representatividade nas esferas estaduais e federal; Buscar a maior participação dos produtores rurais de Amambai, trazendo-os para o sindicato; trabalhar em busca de novos modelos agropecuários para a região; buscar informar, cada vez mais e melhor, o produtor sobre assuntos de interesse da classe.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Enquete