21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Escolas federais terão cursos técnicos em pesca

2006-12-28 16:03:00

Os ministros Fernando Haddad (Educação) e Altemir Gregolin (Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, SEAP) assinaram, nesta semana, um termo de cooperação para a criação de políticas para a formação de "recursos humanos" na área de aqüicultura e pesca.
A parceria vai resultar na implantação de cursos técnicos de nível médio e formação inicial no setor, em escolas do Governo e nos Centros Federais de Educação Tecnológica, Cefets.
Os dois ministérios esperam, em quatro anos, atingir a marca de 70 cursos em pesca marinha e continental, aqüicultura e beneficiamento de pescado em diversos pontos do País, com foco nas regiões próximas a comunidades ribeirinhas.
Hoje, apenas seis instituições federais de ensino – de um total de 140 – oferecem esse tipo de curso, de forma eventual; já no próximo ano, 15 devem estar implementados.
A SEAP e o MEC devem disponibilizar os cursos também por meio do Proeja, programa voltado para a educação e alfabetização de jovens e adultos; os ministérios esperam, dessa forma, incentivar diversos pescadores que já atuam na área a terminar seus estudos, aliando-os com o aperfeiçoamento e capacitação técnica.
Gregolin celebrou a parceria, apostando que a educação vai melhorar a vida de pescadores e aqüicultores amadores, dando-lhes mais autonomia.
"Nosso grande desafio é fazer com que o pescador não faça somente a captura do pescado e venda para o intermediário", disse, via assessoria. "É preciso que ele se qualifique e se organize como cadeia produtiva para que possa beneficiar o produto e vender direto para o consumidor, encurtando a cadeia produtiva, ganhando mais e vendendo um peixe mais barato e de mais qualidade".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete